Trilha de Longo Curso no Espinhaço

Clique para Ampliar - Seminário adiado para 16 de junho 2018
IMPORTANTE: Seminário adiado para o dia 16 de junho e 2018. Nota e Opinião ao final do artigo.

No próximo dia 26 de maio será realizado em Belo Horizonte o Primeiro Seminário 'TransEspinhaço'.

Trata-se do início dos estudos que visa oficializar uma rota de longo curso para caminhadas; interligando as várias Unidades de Conservação do Espinhaço Meridional em Minas Gerais.

Reconhecidamente uma das áreas com as maiores possibilidades de trilhas do Brasil, o Espinhaço Mineiro procura se inserir dentro do Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso, ideia lançada há algum tempo pelo ICMBio e já abraçada em diversas regiões do Brasil. 

O Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso tem por objetivo oficializar e sinalizar rotas para caminhadas ligando o Brasil de Norte a Sul; promovendo a interligação das unidades de conservação; a preservação ambiental; a formação e manutenção de corredores ecológicos e a geração de renda às populações locais. 

Com grande atraso, esta é uma ideia inspirada nos diversos casos de sucessos de trilhas de longo curso em vários países; alguns destes implantados a quase um século.

Curiosamente, uma vantagem dessa demora concentra na possibilidade do Sistema Brasileiro se aproveitar das experiências positivas do gênero mundo afora; podendo analisar, escolher e adaptar aqueles procedimentos mais funcionais.

O Seminário em BH


Além de abordar o que é o Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso, o Seminário tem como ponto principal sugerir um primeiro esboço de um trajeto de trilha de longo curso no Espinhaço Mineiro. A partir da sugestão inicial, grupos de estudos serão definidos para trechos específicos; que se encarregarão de estudá-los, adaptá-los e refiná-los ao longo do tempo.

Por enquanto, serão abordados os trechos entre o Parna Sempre Vivas e o Parna Gandarela. Esse trecho concentra bom número de Unidades de Conservação Federal, Estadual, Municipal e privadas; como os PE do Biribiri, PE do Rio Preto, PE do Pico do Itambé, PE da Serra do Intendente, PE do Limoeiro, PN Serra do Cipó; além é claro de várias RPPN's e APA's.

No futuro esperamos expansão da rota de longo curso rumo ao Espinhaço Norte; atingindo Botumirim, Grão Mogol, Serra Nova etc; bem como a interligação com outras rotas rumo Sul e Sudeste, atingindo a Mantiqueira e a Serra do Mar.

Participarão do Seminário representantes do ICMBio, IEF e principalmente voluntários praticantes do Montanhismo. O seminário ocorrerá no Auditório do Instituto de Geociências da UFMG (veja cartaz). Vagas sujeitas à capacidade e confirmação.

O que esperamos do I Seminário da 'TransEspinhaço'


O Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso é uma ideia necessária. Como praticante do Montanhismo acreditamos que longo curso é o futuro das trilhas no Brasil. Apoiamos essa ideia; como afirmamos em artigo recente aqui mesmo nesse Blog.

Porém, para que esta ideia se torne de fato realidade necessitará de amplo envolvimento; sejam dos entes públicos, representados basicamente pelas unidades de conservação e administrações locais; sejam de entidades diversas da iniciativa privada e moradores das comunidades atingidas! E obviamente necessitará de apoio e intenso trabalho de grande número de voluntários; elo decisivo nesse sistema!

Como parte voluntária, o que esperamos nesse pontapé inicial em Belo Horizonte é que nada nos seja imposto. Embora reconheçamos que a região tenha seus caminhos e rotas, se não oficiais, pelo menos em esboços, é fundamental que eles sejam justificados.

Isto porque tratamos de Trilha de Longo Curso, e portanto, com todas as implicações que isto vier a se impor aos locais e a quem se dispuser a percorrê-la no futuro.

Por parte do ICMBio e seus representantes (e por tabela os Órgãos Ambientais do Estado e aqueles Municipais) esperamos o apoio Institucional, não como imposição, mas como chancela de uma ação complexa, que certamente exigirá grandes esforços, sobretudo de logísticas, relacionamentos e divulgações.

Por parte dos participantes esperamos ideias e discussões produtivas visando um grande passo para o Montanhismo em Minas e no Brasil. Que tenhamos olhar, pensar e agir de Montanhista; deixando em segundo plano aqueles nossos mais recônditos interesses pessoais!

Essa ideia da 'TransEspinhaço' é da comunidade e para a comunidade. Não lhe convém 'dono', seja moral ou legal; isto porque até a presente, ninguém em isolado provou ser capaz de levar a cabo tão valioso e grandioso projeto.  
----------------------------------------------

Atualização 25-05-2018 - Adiamento do I Seminário


No dia 24 de maio, à noite, foi-nos enviada a seguinte Nota nos informando sobre a decisão de adiar o Seminário:

"Prezado(a),

Com o problema no país do abastecimento de combustível e interrupção de estradas, inviabiliazando (sic) o deslocamento tanto dos palestrantes como dos muitos participantes fora da Região Metropolitana de BH, a Comisssão Provisória de Coordenação da Trilha Transespinhaço informa que o 1°Seminário da Trilha de Longo Curso Mineira - TRILHA TRANSESPINHAÇO foi ADIADO para o dia 16 de junho.

Lamentamos quaisquer inconvenientes e contamos com sua compreensão e presença na nova data.
Pedimos a gentileza de repassar esta informação aos contatos que fizeram a inscrição em seu nome.

Att
Giselle Melo
Coordenação Geral da Trilha Transespinhaço"
-------------------------------------------------

Adiamento - Nossa opinião


Diante dos acontecimentos decorrentes do movimento dos caminhoneiros, o adiamento do Seminário foi sensato, pois isto poderia dificultar as presenças.

Entretanto, o modo como foi definida a nova data não nos pareceu adequada. Nem nós; nem outros voluntários fomos consultados sobre disponibilidades na nova data. Segundo nos foi informado, esta nova data foi definida e imposta pela coordenação atual baseada na agenda do representante do ICMBio.

Entendemos que a palestra proferida pelo representante do ICMBio é importantíssima, bem como fundamental o seu trabalho no articular das ações nas UC's nacionais. Porém, no caso, acreditamos que não haveria prejuízo que a sua palestra fosse apresentada em reunião posterior.

Desse modo, acreditamos que a coordenação poderia ter-nos permitido escolher e acordar uma nova data mais adequada a nós voluntários; uma vez que muitos de nós não poderemos participar na nova data imposta. Esta ausência pode ser significativa!

A princípio, nossa preocupação e discordância pode parecer um capricho; mas não se trata disso. A imposição não é uma sinalização positiva; e na ocasião não levou em consideração a importância do voluntariado; que na prática serão os elos principais da implantação dessa Rota de Longo Curso.

Acompanhemos!

Inté, Bons Ventos!

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário, pergunta ou sugestão (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem