Pular para o conteúdo principal

Links Úteis

Entidades ligadas ao Montanhismo
Federação Internacional de Montanhismo e Escalada UIAA
Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada CBME
Federação de Montanhismo e Escalada de Minas Gerais FEMEMG
Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro FEMERJ
Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo FEMESP


Órgãos Governamentais
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ICMBio
Instituto Estadual de Florestas de MG IEF
Instituto Estadual de Florestas de MG Parques Estaduais de MG
Instituto de Geociências Aplicadas de Minas Gerais IGA
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE


Cartas Topográficas do Brasil - IBGE
Diretamente na Biblioteca on Line do IBGE, digite o nome da carta desejada no campo de busca.
Ao mostrar os resultados, escolha Mapas.
Cartas Topográficas Digitalizadas do Brasil - Biblioteca IBGE
Ou acesse neste link:
Mapas - IBGE

► Os nomes das Cartas Topográficas em sua maioria são de alguma localidade mais antiga ou importante da região desejada; ou que nomeia a maior parte do território mapeado; ou ainda de algum ponto geográfico destacado na região (Exemplos: Pico: Agulhas Negras; Rio: Mambucaba; etc). Infelizmente algumas cartas não estão disponíveis.

► As cartas que melhor apresentam capacidade de uso no Montanhismo são aquelas de Escala de 25 mil e 50 mil, pois apresentam maior detalhamento do terreno. Aquelas de 100 mil também podem ser utilizadas, porém são bem genéricas.

► Infelizmente grande parte das cartas brasileiras são da década de 60/70; portando com informações defasadas. Além disso, algumas cartas de áreas de grande interesse utilizaram a escala de 100 mil, que são pouco detalhadas. Um exemplo é a Carta Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais.

► Se desejar conhecer as Noções Básicas das Cartas Topográficas Brasileiras leia o artigo Conhecendo a Carta Topográfica


Navegação
Cálculo da Declinação Magnética   via Observatório Nacional
Gera o cálculo automático da declinação segundo o IGRF, bastando apenas preencher os campos. Pode ser necessário para uma navegação mais precisa; muito embora essa diferença no Brasil seja pequena.
Trackmaker ► Manual de Utilização
Manual para aprendizagem e manuseio do TrackMaker®, que "atualmente é utilizado em dezenas de países e destina-se a usuários que desejam utilizar o GPS de forma profissional. O programa é capaz de desenhar mapas detalhados a partir dos dados fornecidos pelo GPS, tendo integração total com o Google Maps™ e Google Earth™, possibilitando utilizar imagens gratuitas de satélite." (Fonte: www.trackmaker.com)
Mogeo ► Mapas topográficos gratuitos de todo o Brasil para GPS Garmin
É interessante porque mostra as curvas de nível, diferencial importante quando se está navegando com GPS; principalmente em terreno desconhecido.

► Se desejar conhecer as Noções Básicas sobre Bússolas leia o artigo Conhecendo a Bússola


Locomoção
Mapa Rodoviário do Estado de Minas Gerais ► Publicado pelo DER-MG.
Distâncias entre Cidades ► Site para pesquisa de distâncias entre localidades no Brasil.
Ônibus Urbano em Belo Horizonte ► Linhas, tarifas, frequências e itinerários.
Ônibus Metropolitano Região de Belo Horizonte ► Linhas, tarifas, frequências e itinerários.


Previsão do Tempo
Mountain Forecast ► Previsões do tempo específicas para montanhas.
Windytv

Publicações sobre Montanhismo
Mountain Voices ► Informativo brasileiro dedicado ao Montanhismo
Desnível ► Revista espanhola dedicada ao Montanhismo


Produtos & Serviços
Manaslu ► Fabricante nacional de barracas e alguns produtos para aventura, comercializando-os somente por encomenda.
Deuter ► Fabricante alemã de produtos para aventura. Uma das marcas mais respeitadas no segmento.


Blogs e Sites de Trekking e Aventuras
Mais Montanha ► Blog do Josimar, montanhista paranaense, com bons relatos sobre aventuras naquele Estado.
Trilhas & Trips ► Blog do Augusto, experiente montanhista paulistano, bastante preciso nas suas informações e nos relatos.
Trekking na Montanha ► Blog do Rafael Santiago, outro experiente montanhista, cujos relatos são verdadeiros "desenhos palavrados".
Ronald Colombini ► Blog do conhecido montanhista, com relatos sempre muito precisos e detalhados.
Exploradores ► Blog escrito pelo Rodrigo Hortenciano, com relatos, tracklogs e dicas de locais de interesse para montanhistas.
Numa Moto ► Blog do Hélio Prates, com relatos e dicas de Trekking e viagens aventureiras em moto e 4x4.
Mochileiros ► Maior fórum do Brasil dedicado a viagens, turismo e aventura.


Conteúdo em constante atualização. Para comunicar erros ou equívocos, Fale com o Autor

Mais Trekking Pra Você...

Alimentação: o que levar para as trilhas

A alimentação em trilhas é um aspecto que preocupa a muitos, especialmente os iniciantes na prática de hiking ou trekking. E é uma preocupação pertinente, pois naturalmente ninguém quer passar fome enquanto se caminha; em especial se estiver em ambientes mais distantes e isolados. Além disso, somos resultados do que ingerimos, já diz a velha máxima! Entretanto, a preocupação e dúvida sobre o que levar muitas vezes faz com que o caminhante se abasteça de alimentos nem sempre adequados a uma aventura; ou ainda, exagere na sua quantidade; comprometendo seriamente o êxito de uma aventura!

Cachoeira das Ostras: doce recanto em Brumadinho

Em um raio de aproximadamente 30 km nos arredores de Belo Horizonte escondem-se por entre vales e serras alguns recantos interessantíssimos. Há mirantes, trilhas, sítios históricos, cachoeiras e outros atrativos naturais. Dentre estes recantos, o município de Brumadinho, distante 57 km da Capital, guarda em seus domínios alguns atrativos ainda bem preservados. Um deles é a Cachoeira das Ostras, distante 4 km do distrito de Casa Branca, e localizada nos sopés das Serra da Calçada e da Moeda. Com bom poço para refresco, é um lugar aconchegante, um convite à curtição e à preguiça... Foi pra lá que nos mandamos em meados de julho a convite da Sol Trekker de Brumadinho...

Complexo do Viana em Rio Acima: as maiores cachoeiras nos arredores de BH!

A região localizada a leste-sudeste de Belo Horizonte é rica em atrativos naturais. É a tão falada região da Serra do Gandarela, cujos limites ampliados vão da encosta leste da Capital até os limites do Caraça, em Santa Bárbara no sentido oeste-leste; e desde Itabirito até Caeté no sentido sul-norte. É recoberta por vegetação de transição, mesclando mata atlântica, cerrado e campos de altitude. Seu relevo é movimentado, como é comum nas Minas Gerais, possuindo as maiores porções de cangas do Brasil. Ao mesmo tempo, guarda em seu subsolo imensas reservas de água e minerais, em especial o minério de ferro...

Ponta da Joatinga: a Travessia que une paixões!

Localizada no município de Parati, litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro, a Ponta da Joatinga é uma península conhecida pela sua expressiva beleza natural. Região habitada pelos descendentes Caiçaras, caracteriza-se por vegetação de mata atlântica, relevo acidentado e clima quente e úmido; além de inúmeras praias em sua maioria desertas. A importância e beleza da região são tão expressivas que a península está protegida pela Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e a pela Reserva Ecológica da Joatinga, limitando-se com áreas do Parque Nacional da Serra da Bocaina...

Cachoeira dos Marques: refresco na Serra dos Alves

No Carnaval de 2016 realizamos a Travessia Alto Palácio a Serra dos Alves, a nova rota oficial do Parque Nacional da Serra do Cipó. Como tínhamos mais um dia à nossa disposição; e estando no Arraial da Serra dos Alves, aproveitamos para visitar a Cachoeira dos Marques. Esta é uma volumosa cachoeira, resultada das águas do Rio Tanque e dos seus afluentes. Bem próxima ao arraial, é um porto seguro para um refresco de última hora, mesmo para aqueles mais apressados. Indispensável para quem visita as redondezas...