Pular para o conteúdo principal

Serra Fina Fotos

A Travessia da Serra Fina é uma clássica rota localizada na Serra da Mantiqueira nas divisas dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro; região sudeste do Brasil.

Apesar de se localizar em uma região cercada por importantes cidades e rodovias, pode ser considerada uma Travessia isolada, pois seus arredores são formados por escarpas e pirambeiras que impedem o acesso direto por quase todo o seu percurso. 

Em praticamente todo o trajeto da Travessia caminha-se por altitudes acima de 2000 metros, permitindo visual espetacular de toda a região; como Vale do Paraíba paulista; Sul do Estado do Rio de Janeiro e a infinidade de serras do Sul de Minas Gerais. Destaque para a Pedra da Mina, o quarto ponto mais elevado do País, com 2.797m de altitude. 

Apesar de ser uma Travessia de curta quilometragem, com aproximadamente 31 km de extensão, trata-se de um trekking exigente, pois os desníveis e aclives acumulados são consideráveis. 

A vegetação da região é a típica de altitudes, formada por carafás (um tipo de bambu resistente); e muito capim navalha; além de mata nebular em alguns pontos. Sombras são escassas.

Já a presença de água pelo trajeto também é escassa, pois se caminha quase sempre por cumes de serras. Mas há 3 fontes perenes pela rota; além de outras duas próximas às extremidades. O clima é também um desafio, chegando a temperaturas negativas durante o inverno. 

Por tudo isso, a Travessia da Serra Fina é um teste de resistência e dedicação. Porém, sua beleza e grandiosidade premiam os caminhantes com paisagens inesquecíveis; de modo que vale todo o esforço em realizá-la! 

Dados-Infos Principais

Classificação Geral
Esforço: Intenso 
Exposição: Alta 
Orientação: Difícil 
Insolação: Alta 

Quilometragem Total: 31 km 
Atrativos: vegetação de campos de altitude, mata atlântica, Cumes dos Picos do Capim Amarelo, Pedra da Mina, Cupim do Boi, Três Estados e Alto dos Ivos. Visual amplo da porção principal Mantiqueira; onde se concentra um dos maiores conjuntos de montanhas do Brasil
Indicação: praticantes de Trekking em geral; e que possuam experiência e equipamentos para a prática de Trekking autônomo
Objetivo: proporcionar conhecimento da Mantiqueira

Duração: Formato Clássico ou Tradicional de 4 dias e 3 noites
O formato Clássico ou Tradicional é o mais indicado para uma primeira visita à Serra Fina, pois possibilita que o caminhante possa realizar um trekking sem atropelos, com boas paradas para descanso, contemplação e registros; além de adquirir conhecimento acerca da região, facilitando futuras investidas em outros formatos. Além disso possibilita pernoites nos pontos clássicos, de onde se tem espetacular pôr e nascer do sol.

Interessados em estar conosco solicite o Descritivo Completo através do WhatsApp 31 99304-1915 ou e-mail chicotrekking@gmail.com


Algumas imagens da Travessia

A Rota

Normalmente até onde chega-se de carro

A Toca do Lobo

O Riacho na Toca do Lobo

Passo de Anjo e Capim Amarelo ao fundo

Quartzito visto desde Capim Amarelo

Maciço Principal visto desde o Capim Amarelo:
Serra da Mina ao centro

Nascer do Sol sob o maciço

Maracanã

Capim Amarelo visto desde o início da subida em direção ao Melano

Ao fundo destaque para a Asa de Hermes vista desde aproximação do Melano

Cachoeira Vermelha

Tartarugão ao centro

Piramba da Mina: sobe-se por aí...
Nascer do sol desde a Pedra da Mina

Vista leste desde Pedra da Mina

Vale do Ruá

Pedra da Mina vista oeste

Rochas sob o Vale das Cruzes

Cabeça de Touro: A rota da Travessia não passa pelo seu cume

Três Estados

Três Estados - Cume. Ao fundo Maciço do Itatiaia

Vista Norte desde o Três Estados

Nascer do sol desde o Três Estados

Alto dos Ivos

Vista Nordesde-Leste desde o Alto dos Ivos

Maciço Itatiaia visto desde o Alto dos Ivos
Maciço Itatiaia

Pedra do Picu - Final da Travessia