Travessias pelo Brasil: equipamentos e materiais básicos sugeridos

Resumão: clique na imagem para ampliar
Esta é uma lista de Materiais e Equipamentos básicos para a realização de Travessias no Brasil.

Obviamente que toda lista possui componentes pessoais; e um ou outro item foi incorporado ou excluído conforme a sua utilidade.

Mas de um modo geral esta lista é bem próxima do mais usual e útil.

E é claro, com a experiência do aventureiro ao correr do tempo, cada um acabará elaborando a sua própria lista; atendendo assim às suas expectativas pessoais.

Considerações importantes: fique atento a peso e volume


Alimentação: Reforce sua atenção quanto ao item alimentos, pois eles costumam pesar bastante. Uma recomendação é dividir as porções por dias, para se evitar exageros. Saiba também que em travessias normalmente não há almoço; apenas o jantar!

Leve pães e biscoitos; pó de café ou leite em pó; ou suco em pó para café da manhã e lanche à tarde. Queijos duros (tipo parmesão ou provolone) e salaminho também são boas opções de acompanhamento. Leve sementes (granola, passas, castanhas etc); barras de cereais; chocolate ou outro tipo de doce para petiscos rápidos. Leve feijão e arroz; ou macarrão e alguma carne/gordura para o jantar (bacon, lingüiça, carne seca). A comida liofilizada é uma boa pedida e possibilita boas combinações.

Vestuário e afins: Para diminuir peso-volume em trekking, uma dica é sair de casa já vestido com a roupa que usará na caminhada, sempre que isto for possível.

 O outro par de roupa ficará para dormir e para a volta para casa. Nada de levar um "armário" de roupas para as trilhas. Enfim, prefira utilizar itens múltiplos e com várias funções. Use a criatividade! 

Equipamentos: Quando se viaja em grupos, alguns equipamentos como barraca; utensílios de cozinha e alguns materiais de uso pessoal, como primeiros socorros podem e devem ser compartilhados; diminuindo o peso/volume individual.

Garrafas pet são ótimas embalagens para transporte de água: são leves, resistentes e se vazias podem ser amassadas ocupando menor espaço na cargueira.

Por último, saiba que a lista acima é apenas sugestiva, porém é bem próxima ao necessário e útil para uma travessia pelo Brasil. Alta Montanha é outra história, por favor! 

Lembre-se que o importante é que cada um leve o que melhor se adaptar e conforme o seu costume! Mas nunca exagere no peso e na quantidade dos itens!


Leia um pouco mais sobre Equipamentos, Modas e Modos no mundo trekking
Visite a seção Dicas Trekking aqui no Blog e confira essas temas de forma mais detalhada. 


Bons ventos!

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário, pergunta ou sugestão (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem