Pular para o conteúdo principal

Agenda

Agenda de Trekking 2017
(Sujeita a modificações)

Próximos Trekking - Clique nas imagens para mais informações


 Informações Básicas sobre esse Trekking


Interessados em estar conosco
favor solicitar informações detalhadas através:

E-mail: chicotrekking@gmail.com
Whatsapp: 31 99304-1915

Curta e Siga a Fan Page do Blog Chico Trekking no Facebook
onde poderá enviar sua mensagem instantânea


Observações importantes
► Chico Trekking não é Agência de Viagens ou Grupo Fechado de Aventureiros. O objetivo principal do Blog é despertar o interesse e incentivar a prática do Trekking e de outras modalidades do Montanhismo a qualquer interessado, sobretudo de modo independente.

► Como oportunidades para integração, conhecimento, trocas de experiências e aprendizagens, realizamos ocasionalmente algumas atividades abertas aos interessados em geral em vários pontos de Minas Gerais e do Brasil, sendo estas apresentadas na Agenda acima.

► Para participar de alguma atividade, basta que o interessado se manifeste solicitando informações detalhadas sobre a atividade desejada. Há limitação no número de participantes em cada atividade programada. Nos casos da realização de Trekking priorizamos a realização em pequenos grupos.

► Quando uma atividade for realizada em grupo, eventuais custos com deslocamentos, hospedagens, estruturas de apoio ou outros serviços de terceiros serão rateados entre os participantes. Para as atividades de Trekking realizadas nos arredores de Belo Horizonte utilizamos prioritariamente transporte público ou mesmo veículos particulares; exceto nos casos em que estas logísticas dificultem ou inviabilizem a prática.

Dicas para os praticantes de atividades outdoor
Por favor leia com atenção. Estas informações são importantes para a prática de qualquer atividade física outdoor e visam a sua segurança. 

► Conheça um exemplo de Ficha Médica Básica para a prática de aventuras.
Toda prática de atividade física e em especial de aventura por mais simples que seja exige bom condicionamento físico e mental. No caso específico do Trekking não raras vezes implica em caminhar por terrenos e ambientes por vezes desconhecidos; inclusive por longas distâncias. Quase sempre exigem esforço físico por um dia inteiro ou mais dias; com caminhadas que podem ser entre vegetação diversa, trilhas irregulares com aclives e declives; e sob presença de sol; chuva; frio ou calor. Além disso, pode ser necessário transportar equipamentos, materiais e alimentação durante toda uma atividade. Por isso devemos conhecer nossas condições físicas e mentais, seja baseados em antecedentes ou em hábitos de vida atuais; bem como nos informarmos com clareza a respeito da atividade a ser realizada. Isto é condição primordial, pois possibilitará a prática consciente e responsável da atividade, minimizando ocorrências de possíveis acidentes ou situações desconfortáveis ou desagradáveis.

► Confira Dicas Básicas de Segurança para a prática do Trekking.
A prática das atividades ligadas ao Montanhismo, como Trekking e Acampamento em meio natural apresentam riscos diversos em graus e números; e são diretamente influenciadas pelas condições climáticas, tipo de terreno; uso, tipo e estado de conservação dos equipamentos; além das condições físicas e psíquicas dos praticantes. Por isso, medidas preventivas são fundamentais para que uma atividade de aventura possa ser realizada de modo mais seguro. Estas medidas não visam engessar uma atividade; muito menos eliminar toda e qualquer chance risco, dissabor ou problema, o que é impossível; mas sim minimizar chances de eventuais ocorrências desagradáveis; que como sabemos, algumas delas podem ser fatais.

► Conheça um exemplo de Ficha de Inscrição para a prática de aventuras.
Esta é uma parte burocrática e que desagrada a alguns aventureiros. Mas é importantíssimo e contempla três aspectos principais. O primeiro aspecto é o legal, que inclui a autorização de circulação por rodovias e é exigido pelos órgãos de fiscalização e controle do Estado; além de eventual Seguro Pessoal. O segundo aspecto é favorecer a comunicação, pois normalmente os locais escolhidos para a prática do Trekking são afastados dos centros urbanos, e os dados lançados na Ficha são úteis para avisar e atualizar familiares, amigos e autoridades sobre eventuais imprevistos durante a realização da atividade, dando a conhecer a realidade dos fatos e favorecendo tomadas de decisões. E o terceiro aspecto é o da ciência da atividade.

que envolvem equipamentos, vestuário, alimentação e orientação. Boa leitura!

Mais Trekking Pra Você...

Alimentação: o que levar para as trilhas

A alimentação em trilhas é um aspecto que preocupa a muitos, especialmente os iniciantes na prática de hiking ou trekking. E é uma preocupação pertinente, pois naturalmente ninguém quer passar fome enquanto se caminha; em especial se estiver em ambientes mais distantes e isolados. Além disso, somos resultados do que ingerimos, já diz a velha máxima! Entretanto, a preocupação e dúvida sobre o que levar muitas vezes faz com que o caminhante se abasteça de alimentos nem sempre adequados a uma aventura; ou ainda, exagere na sua quantidade; comprometendo seriamente o êxito de uma aventura!

Cachoeira das Ostras: doce recanto em Brumadinho

Em um raio de aproximadamente 30 km nos arredores de Belo Horizonte escondem-se por entre vales e serras alguns recantos interessantíssimos. Há mirantes, trilhas, sítios históricos, cachoeiras e outros atrativos naturais. Dentre estes recantos, o município de Brumadinho, distante 57 km da Capital, guarda em seus domínios alguns atrativos ainda bem preservados. Um deles é a Cachoeira das Ostras, distante 4 km do distrito de Casa Branca, e localizada nos sopés das Serra da Calçada e da Moeda. Com bom poço para refresco, é um lugar aconchegante, um convite à curtição e à preguiça... Foi pra lá que nos mandamos em meados de julho a convite da Sol Trekker de Brumadinho...

Complexo do Viana em Rio Acima: as maiores cachoeiras nos arredores de BH!

A região localizada a leste-sudeste de Belo Horizonte é rica em atrativos naturais. É a tão falada região da Serra do Gandarela, cujos limites ampliados vão da encosta leste da Capital até os limites do Caraça, em Santa Bárbara no sentido oeste-leste; e desde Itabirito até Caeté no sentido sul-norte. É recoberta por vegetação de transição, mesclando mata atlântica, cerrado e campos de altitude. Seu relevo é movimentado, como é comum nas Minas Gerais, possuindo as maiores porções de cangas do Brasil. Ao mesmo tempo, guarda em seu subsolo imensas reservas de água e minerais, em especial o minério de ferro...

Ponta da Joatinga: a Travessia que une paixões!

Localizada no município de Parati, litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro, a Ponta da Joatinga é uma península conhecida pela sua expressiva beleza natural. Região habitada pelos descendentes Caiçaras, caracteriza-se por vegetação de mata atlântica, relevo acidentado e clima quente e úmido; além de inúmeras praias em sua maioria desertas. A importância e beleza da região são tão expressivas que a península está protegida pela Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e a pela Reserva Ecológica da Joatinga, limitando-se com áreas do Parque Nacional da Serra da Bocaina...

Cachoeira dos Marques: refresco na Serra dos Alves

No Carnaval de 2016 realizamos a Travessia Alto Palácio a Serra dos Alves, a nova rota oficial do Parque Nacional da Serra do Cipó. Como tínhamos mais um dia à nossa disposição; e estando no Arraial da Serra dos Alves, aproveitamos para visitar a Cachoeira dos Marques. Esta é uma volumosa cachoeira, resultada das águas do Rio Tanque e dos seus afluentes. Bem próxima ao arraial, é um porto seguro para um refresco de última hora, mesmo para aqueles mais apressados. Indispensável para quem visita as redondezas...