Agenda Trilhas & Travessias

Agenda 1-2017 (Sujeita a modificações)

Interessados em estar conosco ou solicitar informações detalhadas favor contatar: 
E-mail  chicotrekking@gmail.com
Whatsapp Tim → 31 99304-1915
Curta a Fan Page do Blog no Facebook → onde poderá enviar sua mensagem instantânea

Fevereiro
11 e 12 → Serra de Contagem Norte-Sul - realizada
18 e 19 → Lagoa Dourada Via Serra de Contagem - realizada

Março
11 e 12 → Serra de Cocais realizada
25 e 26 → Circuito Altamira - Braúnas realizada

Abril
14, 15 e 16 → Curimataí a Inhaí - Rota Tradicional realizada
21, 22 e 23 → Lapinha a Tabuleiro - Rota Tradicional realizada
29,30 e 01-05 → Cemitério do Peixe a Fechados realizada

Maio
26, 27, 28 e 29 → Serra Fina - Tradicional realizada

Junho
15, 16, 17 e 18 → Aiuruoca (Adiada)

Julho
08 e 09 → Extrema a Lapinha Via Córrego Fundo (Vagas disponíveis: Interessados mantenha contato)
22 e 23 → Monte Verde - Circuito Serra dos Poncianos (Vagas disponíveis: Interessados mantenha contato)

Agosto
12 a 15 → Sempre Vivas a Santa Bárbara (Vagas disponíveis: Interessados mantenha contato)


Observações importantes

Chico Trekking não é Agência de Viagens ou Grupo Fechado de Aventureiros. O objetivo principal do Blog é despertar o interesse e incentivar a prática do Trekking e de outras modalidades do Montanhismo a qualquer interessado, sobretudo de modo independente.

Como oportunidades para integração, conhecimento, trocas de experiências e aprendizagens, realizamos ocasionalmente algumas atividades abertas aos interessados em geral em vários pontos de Minas Gerais e do Brasil, sendo estas apresentadas na Agenda acima. Estas atividades envolvem Trekking ou mesmo formação através de cursos e palestras.

Para participar de alguma atividade, basta que o interessado se manifeste solicitando informações detalhadas sobre a atividade desejada. Há limitação no número de participantes em cada atividade programada. Nos casos da realização de Trekking priorizamos a realização em pequenos grupos, pois dessa forma a troca de experiências é muito mais intensa.

Quando uma atividade for realizada em grupo, eventuais custos com deslocamentos, hospedagens, estruturas de apoio ou outros serviços de terceiros serão rateados entre os participantes. Para as atividades de Trekking realizadas nos arredores de Belo Horizonte utilizamos prioritariamente transporte público ou mesmo veículos particulares; exceto nos casos em que estas logísticas dificultem ou inviabilizem a prática.


Dicas para os praticantes de atividades outdoor

Normalmente estas informações são solicitadas para a prática de qualquer atividade física outdoor e visam a sua segurança. Leia, poderá ser útil!

Conheça um exemplo de Ficha Médica Básica para a prática de aventuras.

Toda prática de atividade física ou de aventura por mais simples que seja exige bom condicionamento físico e boa saúde. No caso específico do Trekking implica em caminhar por terrenos e ambientes desconhecidos de uma maioria. Quase sempre exigem esforço físico por um dia inteiro ou mais dias; com caminhadas entre vegetação diversa, trilhas irregulares com aclives e declives; e sob presença de sol ou chuva. Por isso, conhecer suas condições físicas, seja baseado em antecedentes ou em hábitos de vida atuais é condição primordial, pois possibilitará a prática consciente e responsável da atividade física, minimizando possíveis acidentes ou situações desconfortáveis.

Conheça um exemplo de Ficha de Inscrição para a prática de aventuras.

Esta é uma parte burocrática e que desagrada a alguns aventureiros. Mas é importantíssimo e contempla três aspectos principais. O primeiro aspecto é o legal, que inclui a autorização de circulação por rodovias e é exigido pelos órgãos de fiscalização e controle do Estado; além do Seguro Pessoal. O segundo aspecto é favorecer a comunicação, pois normalmente os locais escolhidos para a prática do Trekking são afastados dos centros urbanos, e os dados lançados na Ficha são úteis para avisar e atualizar familiares, amigos e autoridades sobre eventuais imprevistos durante a realização da atividade, dando a conhecer a realidade dos fatos e favorecendo tomadas de decisões. E o terceiro aspecto da Ficha de Inscrição é o da ciência da atividade.

Confira Dicas Básicas de Segurança para a prática do Trekking.

A prática das atividades ligadas ao Montanhismo, como Trekking e Acampamento em meio natural apresentam riscos diversos em graus e números; e são diretamente influenciadas pelas condições climáticas, tipo de terreno; uso, tipo e estado de conservação dos equipamentos; além das condições físicas e psíquicas dos praticantes. Por isso, medidas preventivas são fundamentais para que uma atividade de aventura possa ser realizada de modo mais seguro. Estas medidas não visam engessar uma atividade; muito menos eliminar toda e qualquer chance risco, dissabor ou problema, o que é impossível; mas sim minimizar chances de eventuais ocorrências desagradáveis; que como sabemos, algumas delas podem ser fatais. 


Confira também outras Dicas Básicas para a Prática de Atividades Outdoor que envolvem equipamentos, vestuário, alimentação e orientação.
Boa leitura!

Navegação Manual

FAQ