Calçados para trilha: prefira sempre a segurança!

Bota EPI da fabricante Marluvas.
São resistentes, confortáveis e bonitas,
com preços bastante acessíveis 

Não seria absurdo afirmar que o calçado é o item mais importante quando se trata de trilhas. O raciocínio é muito simples: é o calçado que protege o que nos mantém de pé!

O calçado é uma peça tão significativa que, em caso de escolha equivocada pode simplesmente por fim a uma atividade.

Mesmo atualmente, não raras vezes ouvimos ou tomamos conhecimento de histórias mal sucedidas com calçados. Inclusive algumas delas vindas de praticantes experientes!

Muitas vezes são resultados de escolhas ou uso inadequados do modelo! Claro, ninguém está imune a isto, mas hoje podemos minimizar esta possibilidade!

Apesar da importância desse item, não quer dizer que precisamos "vender um rim" para adquirir um calçado adequado e técnico. Muito menos é necessário cair na onda de modismos!

O mercado atual oferece uma gama variada de modelos e marcas, a maioria importadas. Porém já é possível adquirir produtos nacionais com qualidade satisfatória e preços justos!

Portanto, é possível afirmar que não mais se justifica sofrer por uma peça dessas! Mas é fato que há uma dose de subjetividade nesse assunto. O tão esquecido bom senso e a adaptação por parte do usuário devem sempre prevalecer!

Bota ou Tênis?


A pergunta é básica e a regra geral é simples. Tênis é ideal para uso menos exigente; podendo ser utilizado em caminhada (ou mesmo corrida) com mochilas leves por locais com pisos predominantemente regulares; sob curta ou média distância. Já a bota é ideal para uso em caminhada com cargueiras em longas distâncias por pisos predominantemente irregulares; em especial com presença de rochas e cascalhos.


►Mas por que usar botas, se estas são mais pesadas que os tênis?

Muito embora encontremos estudos que indicam que o peso transportado no pé pode resultar em maiores desgastes por parte dos praticantes, a justificativa pela bota baseia-se em segurança. Isto torna-se mais evidente quando se percorre terrenos irregulares, onde não se vê onde pisa; e há presença de muitas rochas e cascalhos.

Uma bota tem solado frisado que dificulta derrapagens; possui reforço na biqueira para amortecer eventuais tropeços; cano mais longo que possibilita melhor proteção para os tornozelos; e sistema de amarração múltipla que possibilita regulagens diversas. 

Mesmo com todas essas qualificações, as botas atuais são relativamente mais leves; graças à tecnologia embarcada; resultando em maior conforto para o usuário.

Além disso, as botas são em sua maioria impermeáveis, visando manter o pé do caminhante seco, proporcionando maior conforto. Muitas delas são também respiráveis, isto é, permitem que o suor dos pés se evaporem com maior rapidez. Nesses casos, o uso do Goretex © (espécie de trama impermeável e respirável) é a bola da vez.

Por outro lado é bom ter ciência que, impermeabilidade de calçados em trilhas é um aspecto que não devemos nos apegar. Rotas com trilhas sujas ou casos de atividade sob chuva dificilmente os pés permanecerão enxutos, mesmo que estejamos de galocha! É sério!


►Mas não se pode usar tênis de modo algum? E as papetes?

Claro que pode!

Em trilha predominantemente plana, regular em que o praticante já apresente experiência em caminhadas o uso de tênis pode ser ótima escolha. Uma outra vantagem do tênis é no caso de trilhas barrentas e com muitos leitos de cursos d'água a cruzar. Isto porque os tênis em sua maioria não retém água no seu interior; e isto é significativo durante uma caminhada.

Há também os casos de praticantes speed e que optam por caminhadas com o menor peso possível. Quase sempre suas escolhas recaem sob os tênis, pois seguem a risca da redução do peso; inclusive o embarcado nos pés. Em sua maioria se dedicam a longas caminhadas por dias seguidos e por rotas consolidadas, cujo uso do tênis considera-se oportuno.

Já as papetes são calçados específicos; indicadas para praias, prática de rafting, uso casual etc.

Guarde isto: De um modo geral, resumido e didático, os tênis e as papetes se equivaleriam a um carro de passeio; já as botas a um 4 x 4. É isso e ponto final!

Então, qual calçado adquirir?


No mundo trekking tudo depende do objetivo e desejo do praticante. E a regra para aquisição de um calçado não fugirá à essa máxima.

Se o foco for trilhas em parques urbanos; ou trilhas amplas e regulares no meio rural, um tênis poderá atender com eficiência.

Já se pretende se aventurar por trilhas e ambientes irregulares, caminhar com mochilas cargueiras, subir serras e montanhas, inclusive por vias não consolidadas uma bota é indispensável. 

Seja bota ou tênis, há várias marcas no mercado, nacionais e importadas. Porém é muito difícil avalizar 100% alguma delas. Sempre temos notícias de reclamações e elogios sobre todas as principais marcas do mercado adventure, sejam nacionais ou importadas.

Um parâmetro razoavelmente seguro para escolher marcas é basear na tradição e histórico do fabricante no mercado outdoor e em seu relacionamento com os clientes. E ficar atento às falsificações e cópias de marcas mundialmente famosas.

Por isso, pesquise fabricantes antes de eventual compra e troque ideias com outros praticantes, afinal calçado técnico não é produto que se compra todo dia...

Calçado EPI: Uma opção barata, confiável e confortável


Grande parte de nós conhecemos os calçados de segurança (calçado para EPI) utilizados em plantas industriais; ou mesmo em construção civil.

Pois saiba que alguns dos modelos de calçados de segurança são botas; e podem ser utilizados com eficiência no mundo das trilhas.

Atualmente os calçados de EPI são leves; apresentam biqueiras rígidas e solados macios; possibilitando grande capacidade de conforto! E nem poderiam ser diferentes, pois possuem utilização no mundo do trabalho, passando por testes rigorosos para obtenção dos famosos CA's (Certificados de Aprovação).

Oferecem ainda durabilidade considerável; alguns deles bem superiores a botas de famosas marcas outdoor. Inclusive os solados são injetados, o que dificulta e até impossibilita descolamento; um grande e comum problema enfrentado nas trilhas.

E veja, muitos modelos desses calçados são bonitos. Aquela imagem de peça quadrada, pesada e feia que tínhamos a cerca dos calçados de EPI ficou para trás faz um bom tempo!

Além de todas essas qualidades, seus preços são bastante acessíveis; muitas vezes não chegando a 1/3 das botas mais baratas disponíveis no mercado outdoor.

Portanto, visite sem compromisso uma loja de EPI's; ou mesmo algum site de fabricantes de calçados EPI's. Você poderá se surpreender; e pode ser que o seu calçado ideal para as trilhas esteja por lá... 

Cuidados e Dicas


► Lembre-se que diversas particularidades do praticante definirão o tipo de calçado a utilizar, seja bota ou tênis). Em suma, para o Brasil há indicativos gerais, nunca imposições. Particularmente preferimos botas devido o tipo de terreno que mais caminhamos; que é muito pedregoso, irregular e vegetação resistente. A bota nos oferece mais segurança nesses casos.

► Nunca saia para uma trilha sem amaciar a sua bota. Amaciamento refere-se ao tempo necessário para que o calçado adapte ao seu pé, tomando as suas formas. Esse tempo é variável conforme uso, modelo, ambiente etc. Mas tenha em mente que, ao calçar uma bota para sair à trilha, caso sinta que a bota não esteja bem amaciada, não pense duas vezes: vá com a bota velha! 

►Fique atento à numeração. Experimente antes de comprar, preferência calçado com meias. A regra é a seguinte: nunca compre uma numeração em que suas unhas encostem na biqueira, mesmo que seja o seu número habitual. Compre uma mais folgada, mas sem exageros, nada de dois números acima, pois isto não dará estabilidade ao seu pé dentro do calçado! A regra para numeração é aquela em que, calçado com meias fique confortável, nem apertando, nem folgada. O resto é com o amaciamento... 

►Tenha cuidado com meias. Evite utilizá-las molhadas, pois além de encharcar a sua bota, podem permitir que seus pés se movimentem internamente, podendo ocasionar lesões! 

►Atualmente as botas em couro legítimo são menos usadas. Sempre foram o xodó dos aventureiros mais antigos, pois garantem boa resistência à água e grande durabilidade e proteção. O couro é um material de grande durabilidade. Entretanto, estas botas apresentam alguns problemas, tais como maior peso se comparada às sintéticas; maior demora no amaciamento; maior demora na secagem interna caso molhadas; baixa transpiração; e se guardadas por algum tempo exigem cuidados especiais para evitar o ressecamento! Mas a definição da escolha do material predominante vai da adaptabilidade do usuário.

►Os materiais mais usados atualmente são a cordura, kevlar ou nylon, revestidos internamente por membranas acolchoadas, impermeáveis e transpiráveis! O couro quando usado foca em detalhes e pontos para reforços! A maioria dos solados são do tipo Vibram©, que proporcionam maior aderência e conforto. 

►Botas podem e devem ser lavadas sempre que necessário. Mas leia as recomendações do fabricante e evite usar produtos químicos concentrados ou escovas duras, pois diminuem a vida útil do material. Para se evitar cheiros indesejáveis, há no mercado produtos que combatem esse mal com bastante eficiência.

►Por fim uma dica definitiva: não caia na tentação do chinelo e do tênis para fazer trilhas mais exigentes: prefira sempre as botas. Não fique inventando modas. Verás que o investimento valerá cada centavo gasto! Deixe o chinelo para descansar os pés; e o tênis para a academia ou algo mais leve! E não se esqueça de que esse post se baseia na realidade brasileira. Alta montanha; ou lugares extremos é outra história!

►►►Este artigo foi originalmente publicado em outubro de 2013. Realizamos uma atualização do lay-out em fevereiro de 2016; quando optamos por substituir as imagens que estavam no layout antigo, pois apresentava produtos que deixaram de ser fabricados.

Boas trips, Bons Ventos!
Última Atualização: Nov 2017

إرسال تعليق

Gostou? Deixe seu comentário, pergunta ou sugestão (0)

أحدث أقدم