O que é Montanhismo?

Mantiqueira
Não restam dúvidas que a palavra Montanhismo seja aquela que mais utilizamos aqui no Blog e nas nossas redes sociais. Mas curiosamente talvez seja Montanhismo a palavra que menos compreendemos ou fazemos compreender aos nossos leitores...
Mas afinal de contas, o que é Montanhismo?



Construindo a Ideia...


Antes de compreendermos o que é Montanhismo é conveniente abordarmos a Montanha sob a ótica do Montanhismo. Diferindo um pouco da corrente majoritária das academias, a caracterização de uma montanha no Montanhismo dá-se basicamente pela sua altitude acima do nível do mar.

Assim, altitudes de até 3000m englobam as baixas e médias montanhas; e acima de 3000m as altas montanhas. Mas é conveniente também destacar que é mais comum entre os praticantes considerar alta montanha somente altitudes acima de 4000m. 

Isto posto, conceitualmente Montanhismo é a ação individual ou coletiva que visa alcançar o topo de uma ou mais montanhas. Entretanto, esta é uma definição por demais simplista; uma vez que podemos atingir o cume de uma montanha por diversas e distintas razões; e inclusive empregando recursos especiais e que nos exigiriam mínimos esforços.

Pode-se subir uma montanha para instalar ou proceder manutenção em equipamentos diversos; realizar pesquisas científicas; proceder medições topográficas; realizar observações astronômicas; coletar dados de estações meteorológicas, proceder rituais de fé e manifestações etc.

Se observarmos essas diversas razões listadas acima, tecnicamente todas estariam conformes a definição simplista de Montanhismo. Entretanto, isto não é verdadeiro. Por isso, para melhor conceituar Montanhismo seria necessário preguntarmos qual a motivação e objetivo que nos leva a subir ao topo de uma montanha.

A resposta mais aceita pela comunidade de praticantes a essa pergunta é aquela que, por opção, sobe-se até o cume de uma montanha puramente por prazer, contemplação e realização pessoal. Inclusive estes foram os argumentos que marcaram o início do Montanhismo da forma como o conhecemos até os dias de hoje.

Definindo Montanhismo


Portanto, Montanhismo é a prática voluntária de atividade física individual ou coletiva que visa subir ao topo de uma ou mais montanhas mediante esforços próprios; puramente para contemplação ou realização pessoal; seja através da caminhada, escalada ou outro meio próprio.

É importante ressaltar que a expressão ‘esforços próprios’ deve ser levado a sério no Montanhismo. Até porque o isolamento e autonomia são condições primordiais dessa prática, afinal se estará nas Montanhas. É por isso que a prática do Montanhismo requer constante aprendizado.

Também a partir da definição de Montanhismo podemos concluir que esta é uma atividade que inclui diversas modalidades de atividades físicas, como a caminhada, a escalada, o rapel, o canionismo, dentre outras. Dentre estas modalidades, a caminhada e a escalada são consideradas as suas modalidades básicas e principais.

Mas nem sempre todas essas modalidades serão consideradas práticas do Montanhismo. Muito embora todas possam ser praticadas em diversos lugares, fora da montanha não há que se falar em Montanhismo.

Também é conveniente excluir do Montanhismo atividades que visem competição ou que, embora seja realizada em Montanha não leve em consideração uma série de princípios éticos e ambientais que ao longo do tempo tornaram inerentes ao Montanhismo.

Isto quer dizer que o Montanhismo não é um mundo à margem das outras práticas junto à natureza; onde cada um faz o que bem quer. Há regras de conduta no Montanhismo! Embora não constituam regras fixas e possam variar conforme a localidade e tipo de Montanha, atitudes como respeito à natureza, animais e regras locais; convivência harmônica entre parceiros e locais; e interferência mínima no espaço natural são as boas práticas aceitas, adotadas e desejadas por Montanhistas no mundo inteiro. 

Outros Termos relacionados ao mundo do Montanhismo


Alpinismo, Andinismo e o Himalaísmo
Como vimos, o Montanhismo caracteriza as Montanhas pela sua altitude. Assim, as atividades praticadas nas baixas e médias montanhas (altitudes de até 3000m) são simplesmente denominadas de Montanhismo. Acima da altitude de 3000m passamos a considerar altas montanhas; muito embora seja prática entre os Montanhistas convencionar como alta montanha apenas altitudes acima dos 4000m. Nesse contexto é que surgem os outros três importantes termos utilizados no mundo do Montanhismo: o Alpinismo, o Andinismo e o Himalaísmo. Estes se aplicam a regiões onde há a presença de picos nevados.

O Alpinismo tem origem nos Alpes e caracteriza pela prática das diversas modalidades do Montanhismo em altitudes que podem atingir até pouco mais de 5000m. O Andinismo tem origem nos Andes e caracteriza pela prática das diversas modalidades do Montanhismo em altitudes que podem atingir até em torno de 7000m.  Já o Himalaísmo tem origem no Himalaia e caracteriza pela prática das diversas modalidades do Montanhismo em altitudes que podem atingir até acima de 8000m.

As atividades do Alpinismo, Andinismo e o Himalaísmo exigem esmerado preparo físico; domínio preciso das diversas técnicas; além do uso de equipamentos especiais. É altamente recomendável praticá-las nos moldes de expedição; sempre acompanhados por guias experientes em cada setor. Englobam etapas de preparação, aclimatação e ataque; sendo considerada uma atividade de alto risco.

Trekking e Hiking
São dois termos estrangeiros que na nossa Língua Portuguesa e na prática diária significam simplesmente caminhar no meio natural ou em Montanhas. Muito utilizados no mundo das aventuras, apresentam nas suas essências o mesmo significado. Tentar estabelecer diferença significativa entre esses termos nada mais é que um preciosismo tupiniquim. Ocorre que as diferenças se dão mais por questões linguísticas e costumes regionais nos locais de origem dos termos que em estilo de atividade. Trata-se de caminhar, ca-mi-nhar, entendido?

Lightweight
Termo em inglês que caracteriza a prática de atividades no meio natural ou em Montanhas de modo mais leve possível. É uma prática já consolidada no exterior e por hora uma tendência também observada no Brasil.

Excursionismo
Termo atualmente pouco utilizado que caracteriza a formação de grupos específicos para realização de viagens visando a prática de atividades no meio natural ou em Montanhas. Era uma prática bastante comum e proveitosa nos clubes de Montanhismo em décadas passadas no Brasil.

Campismo
Termo e prática mais comum em países do Norte que caracteriza viagens normalmente em família em período de férias ou em feriados visando acampar em pontos estruturados junto à natureza. É fator tradicional e de grande peso na formação da cultura do Montanhismo.

Travessias
Caminhada no meio natural ou em Montanhas com início e término em pontos distintos; podendo durar um ou mais dias.

Circuito
Caminhada no meio natural ou em Montanhas com início e término em um mesmo ponto; podendo durar um ou mais dias.

Turismo Ecológico
Classificação oficial que caracteriza os diversos tipos de atividades físicas quando praticadas junto à natureza. A prática do Montanhismo é também uma atividade turística; oficialmente embarcada pelo chamado Turismo Ecológico. 

Entretanto, ao longo dos anos o próprio mercado do Turismo acabou dando ao chamado Turismo Ecológico uma ‘caricatura’ cada vez menos aventureira. Talvez isto tenha ocorrido visando atrair e atender um público que deseja experimentar estar na natureza; porém não deseja ou ainda não está disposto a abrir mão de certos confortos; tampouco tem a experiência suficiente para a prática do Montanhismo.

Outro aspecto importante a considerar nesse processo de suavização é que, enquanto o praticante do Montanhismo tem foco nos serviços logísticos; o turista ecológico tem foco na hospitalidade; e isto o torna mais atrativo do ponto de vista econômico!

De todo modo, o procedimento que privilegia o aspecto menos aventureiro difere em alto grau da prática das atividades do Montanhismo. Estas são basicamente caracterizadas pelo isolamento e a autonomia de estruturas e ações.

Em sua maioria o praticante do Montanhismo estará por um ou mais dias em pontos remotos nas montanhas. Para esse praticante, cama confortável, energia elétrica, internet ou abrigo com paredes não fazem o menor sentido; ao contrário, na quase totalidade o seu desejo é justamente estar longe de tudo isso.

Conclusão


Definir Montanhismo torna-se importante porque nos esclarece o que praticamos ou o que queremos praticar. Também desmistificam práticas que porventura se passam por atividade do Montanhismo; uma vez que o Montanhismo goza de bom trânsito na comunidade aventureira.

Também nos estabelece diferenças, ajudando a entender que, nem sempre um caminhante; um escalador ou praticante de rapel e canionismo está praticando Montanhismo; ou é um Montanhista. Logo, Montanhismo não é sinônimo de nenhuma dessas práticas; mas uma ou um conjunto delas aplicadas em ambiente de montanha, capitaneadas por rígidos procedimentos de conduta.

Bons Ventos!

إرسال تعليق

Gostou? Deixe seu comentário, pergunta ou sugestão (0)

أحدث أقدم