Abertura da Temporada de Montanha em BH

Imagem: Divulgação
No próximo dia 28 de abril acontecerá em espaço do Centro Universitário UNA – Campus Barro Preto, a Abertura da Temporada de Montanhismo em Belo Horizonte ATM-BH.

O evento é organizado pelo Grupo de Expedição Galba Athayde e contará com a participação de várias outras entidades, empresas e grupos ligados à cena do Montanhismo na Capital.

O foco da ATM-BH será em palestras de formação e informação aos Montanhistas. Destaque para a participação da Gerência do Parque Nacional da Serra do Gandarela; UC localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Será a oportunidade para tomar conhecimento sobre o presente e o futuro deste que é um dos parques mais jovens do Brasil. Ainda em processo de instalação, esta Unidade de Conservação é ainda pouco conhecida do público em geral; inclusive de grande parcela dos montanhistas locais.

Segundo Gustavo Athayde, coordenador da ATM-BH, não há em Belo Horizonte a tradição na realização de eventos dessa natureza. Logo é a oportunidade para reunir praticantes e simpatizantes do Montanhismo visando compartilhar ideias, experiências e aprendizados. Como primeira edição, a expectativa é reunir um número representativo de participantes buscando consolidar o evento.

Serviço 

Abertura de Temporada do Montanhismo ATM-BH 
Data: 28 de abril de 2018
Horário: 09h00 às 18h00 
Local: Centro Universitário UNA – Campus Barro Preto
Endereço: Rua Goitacazes, 1159 – Barro Preto – BH 
Entrada Franca

Alguns palestrantes confirmados:
Tarcísio Nunes – Parque Nacional da Serra do Gandarela ICMBio
Fabio Melo – Escalador de Ouro Preto
Gabriel Finelli – Instrutor de Canionismo e Canal Liga Rapel
Giselle Melo – Centro Excursionista Mineiro CEM

Abertura de Temporada de Montanha

As conhecidas Aberturas de Temporada de Montanha são eventos realizados no princípio da estação do ano mais propícia para a prática de atividades no meio natural em determinada região. Normalmente coincidem com a temporada de tempo firme locais, sejam no outono-inverno ou na primavera-verão. São eventos tradicionais em alguns locais mundo afora. 

Na porção centro-sul do Brasil, onde está localizada a cidade de Belo Horizonte, muito embora se possa praticar o Montanhismo durante todo o ano sem inconvenientes significativos, é sabido que a época de clima mais amigável é no outono e inverno. É época de seguidos dias de sol, temperatura amena e clareza no visual. Os eventos de ATM mais tradicionais no Brasil são aqueles realizados no Rio de Janeiro. 

Muito mais que uma oportunidade para diversão e confraternização, os eventos do gênero ATM visam sobretudo formar e informar antigos e novos praticantes do Montanhismo. Se valem de exposições, filmes, bate-papos, lançamentos de livros e produtos específicos; e buscam principalmente disseminar as boas práticas junto à natureza.

إرسال تعليق

Gostou? Deixe seu comentário, pergunta ou sugestão (0)

أحدث أقدم