Segurança nas Trilhas: Dicas básicas

A prática das atividades outdoor, em especial aquelas ligadas ao Montanhismo, como o trekking e acampamentos apresentam riscos diversos em graus e números.

Isto porque são atividades praticadas no meio natural, cujas variáveis apresentam difícil controle.

Estas atividades são diretamente influenciadas pelas condições climáticas; tipos de terreno e vegetação; presença de animais peçonhentos; uso, tipo e estado de conservação dos equipamentos e materiais; além das condições físicas e psíquicas dos praticantes.

Além dessas variáveis naturais e humanas, os locais de prática das atividades normalmente são distantes das cidades. Por isso também são afastadas dos principais recursos logísticos, de comunicações, de hospitalidade, de serviços de saúde, localização e resgates. Estas são as razões principais por que se recomenda planejar uma atividade, de modo que esta possa ser realizada de modo exitoso.

Um dos aspectos mais relevantes a se observar se referem às medidas de segurança, que são mitigadoras de eventuais acidentes e  fatos desagradáveis. Porém, ao contrário que possamos imaginar, estas medidas não visam engessar uma atividade; muito menos eliminar completamente todo e qualquer tipo risco; mas sim diminuir as chances de eventuais ocorrências; que como sabemos, algumas delas podem ser fatais.

Em se tratando de medidas de segurança nas trilhas há uma lista enorme que se poderia enumerar, levando-se em consideração circunstâncias e fatores diversos. Porém, para os casos da prática pelo Brasil, cujas condições extremas são raras, as medidas de segurança indicadas não são complexas e por isso acessíveis a qualquer praticante. Mesmo sendo simples e básicas essas medidas apresentam suficientes para diminuir consideravelmente a probabilidade de acidentes entre os praticantes.




► Conferir sempre suas condições físicas antes de praticar qualquer atividade.
► Comunicar ao seu médico antes de praticar qualquer atividade física; principalmente se fizer uso de algum medicamento controlado.
► Procurar obter e reunir o maior número de informações sobre o lugar em que praticará a atividade, mesmo que vá em grupo ou que esteja acompanhado de um líder ou guia. Isto inclui logística de ida e regresso; eventuais rotas de fuga durante a trilha caso precisar abortar a missão; contatos de moradores e prestadores de serviços locais etc. Estude o mapa do lugar, identificando cidades, vilas e povoados nas redondezas. Confira ainda as previsões de tempo para o período. Leve tudo anotado e não confie exclusivamente em sua memória. Porém as informações obtidas devem ser claras e organizadas.
► Comunicar seus familiares ou amigos sobre sua atividade outdoor, deixando de preferência por escrito, em local de fácil acesso e a mais de uma pessoa as informações sobre o local onde estará; duração da atividade, e se possível, como poderá ser contatado em casos de emergências.
► Colocar em sua bagagem e levar consigo um cartão com seu nome completo, tipo sanguíneo, endereço, nomes e contatos de emergência.
► Organizar a bagagem com calma e antecedência. Vistoriar equipamentos previamente e evitar improvisações.
► Organizar e levar um pequeno kit de primeiros socorros; lanterna, canivete, fósforos, agasalho e alimentos, por mais curta que uma trilha possa ser.
► Hidratar e se alimentar adequadamente antes e durante uma caminhada!
► Aquecer-se ao iniciar qualquer caminhada. Isto não quer dizer ser imprescindível exercícios específicos. Uma dica é iniciar a caminhada em ritmo mais lento, aumentando a progressão ao avançar do tempo.
► Utilizar calçado já amaciado; isto é, ao adquirir um calçado procurar utilizá-lo no dia a dia antes de realizar uma atividade; pois dessa forma o calçado adquire o formato dos pés evitando problemas.
► Imprimir um ritmo equilibrado ao caminhar, isto é, nem muito lentamente, nem apressadamente; pois isto minimiza eventual cansaço e problemas como cãibras e torções.
► Manter atenção constante onde pisar; onde colocar as mãos; ou ainda, onde sentar-se ou deitar-se para descanso.
► Conferir suas tralhas ao manuseá-las em acampamentos ou mesmo em paradas para descanso, pois é comum que insetos e animais peçonhentos sejam atraídos ou procurem abrigo nesses materiais.
► Guardar dentro de barracas toda a sua tralha. Proteger  os calçados; conferindo-os atentamente antes de calçá-los.
► Manter-se sempre próximo ao seu grupo, líder ou guia; jamais se afastar ou perdê-los de vista!
► Avisar sempre seus parceiros de caminhada sobre as suas intenções, que devem ser sempre consensuais; evitando dividir grupos, causar atritos ou oferecer dificuldades de localização. 
► Realizar trekking de modo solo somente se conhecer a rota ou for suficientemente experiente na atividade; dominando inclusive técnicas de navegação.
► Procurar conhecer e levar para a trilha instrumentos de orientação e navegação, mesmo que esteja acompanhado por um líder ou guia.
► Estudar a melhor rota para o seu objetivo antes de adentrar em uma mata sem trilha definida. Após adentrar, deixar sinais visíveis em distâncias aproximadas, como uma pequena fita de algodão em cor viva amarrada em algum galho ou tronco de árvore. Isto pode ser útil em eventual retorno. Evitar fazer cortes em árvores, pois isto pode se tornar bastante confuso.
► Manter a calma em casos de desorientações na trilha, em especial no interior de matas. Primeiro se alimentar. Depois tomar alguma decisão que objetivamente possa dar resultados. Vale subir em árvores ou em pontos mais altos para se orientar. Se escurecer, evitar circular e aguardar o amanhecer. Evitar fazer fogueiras, você pode ser a vítima; exceto se estiver sob frio extremo ou precisar cozinhar algum alimento. Procurar contatar autoridades e familiares; na ausência desta possibilidade procure se dirigir para algum espaço aberto onde possa ser visualizado. Se você avisou seus familiares e amigos sobre suas intenções antes da aventura, certamente estes já deverão estar tomando providências visando a sua localização em caso de atrasos do seu retorno.
► Redobrar a atenção ao se aproximar de paredões rochosos, tocas e pequenas grutas; troncos de antigas árvores em pé ou caídos; além de locais pantanosos ou pontos de água. Esses locais são preferidos por animais silvestres ou mesmo peçonhentos; seja de modo contínuo ou pontual.
► Evitar ações bruscas ou gritos que possam assustar ou chamar atenção ao visualizar algum animal silvestre; ou mesmo insetos. Alguns podem atacar o praticante, como alguns gambás, abelhas, marimbondos e até formigas. Jamais atentar contra um animal silvestre, a não ser em casos extremos e de sobrevivência.
► Redobrar a atenção ao se aproximar ou se afastar de fendas, abismos, despenhadeiros e locais escorregadios.
► Jamais tentar subir ou descer um paredão ou uma inclinação acentuada de terreno se não estiver com equipamentos específicos e saiba utilizá-los.
► Jamais tentar atravessar um rio durante enchentes ou com correntezas fortes, mesmo que seja um exímio nadador. Aguarde em ponto seguro as águas baixarem ou trace outra rota alternativa.
► Sob condição climática adversa como chuvas torrenciais, tempestades, ventanias etc; redobrar a atenção e se informar acerca das medidas de segurança no local; ou procure um lugar abrigado. Na ausência deste, se abaixar e ficar distante de objetos e acidentes naturais ou artificiais que possam deslizar, cair ou mesmo atrair descargas atmosféricas.
► Redobrar os cuidados quanto a rochas escorregadias em cachoeiras. Somente adentrar em poços mais profundos se souber nadar perfeitamente. Se for o caso, levar consigo um colete salva vidas e não ter vergonha em utilizá-lo, mesmo que saiba nadar.
► Jamais realizar pulos sejam acrobáticos ou não em poços de cachoeiras, rios ou lagos. Nos fundos desses locais submersos é comum existir rochas, galhos, fendas e uma série de outros obstáculos naturais ou não que na maioria das vezes não podem ser visualizados previamente e são causadores de inúmeros acidentes.
► Jamais armar acampamento em margens baixas de rios ou córregos; praias fluviais; debaixo de grandes árvores com galhos secos; debaixo de árvores frutíferas em produção; ou ainda em locais muito íngremes, totalmente desabrigados ou próximos à abismos ou fendas. Procurar preferencialmente um local abrigado e com boa capacidade de escoamento de água de chuva.
► Evitar avançar em mar aberto nas praias. Mantenha-se afastado de locais mais profundos. Jamais adentrar ao mar em casos de raios ou de mar revolto.
► Evitar a todo custo fazer fogueiras em ambientes naturais e somente o faça em casos de extrema necessidade. Saiba que grande parte dos incêndios começam com uma "inofensiva fogueirinha".
► Ao fotografar algum atrativo, jamais faça isto em movimento. Pare, fotografe, guarde a câmera e somente após volte a caminhar. A mesma regra vale caso precisar retirar ou colocar algo em sua mochila.
► Trazer sempre de volta o seu lixo!
► Utilizar o bom senso e evitar ações que coloquem em risco sua vida e de outros, seja por qual motivo for! O bom senso é um balizador natural que todos nós temos e devemos desenvolvê-lo; fazendo seu uso sempre que necessário!

Lembre-se:

Estas são apenas dicas! Cabe a cada um, de acordo com a sua experiência adequá-las, adaptá-las; ou até mesmo rejeitá-las. Todos somos livres para estabelecer e expressar o nosso modo de pensar e agir, desde que não prejudiquemos a coletividade. Antes de tudo defendemos a ideia de que não devemos classificar praticantes baseados somente em quesitos dessa natureza. Entretanto, salientamos que graças aos seus resultados positivos essas dicas básicas aqui apresentadas são amplamente aceitas e utilizadas no mundo inteiro.

Por outro lado, é claro que nem sempre estamos aptos e capacitados para colocar em prática todas estas medidas básicas - sim, são básicas, há muitas outras muito mais sofisticadas e específicas. Mas é altamente recomendável que nos esforcemos para tal. Não esqueçamos que VIDA temos apenas uma; já os atrativos naturais, mesmo os mais escondidos estarão sempre à nossa espera. Se em alguma ocasião não conseguirmos visitar tudo que pretendíamos em virtude de algum obstáculo não vencido ou algum fato inesperado, isto é ocasião para estudarmos, aprendermos e nos prepararmos melhor para uma próxima empreitada...
Bons Ventos!


Postagem Anterior Próxima Postagem