Pico Pão de Açúcar do Saco de Mamanguá: Ponto Alto de toda a região da Joatinga

Pico Pão de Açúcar visto do Saco de Mamanguá
A Ponta da Juatinga (ou Joatinga) no litoral sul do Rio de Janeiro é repleta de recantos de rara beleza natural. Um desses pontos é Pico Pão de Açúcar do Saco de Mamanguá.

Excluindo alguns outros picos cujos acessos são mais difíceis e se localizam no interior da reserva, o Pão de Açúcar é o ponto que possibilita o melhor visual a longa distância de toda a Juatinga.

Do topo deste pico, todo o fiorde se desenvergonha aos olhos incrédulos e impressionados dos aventureiros.

O Saco do Mamanguá é o único fiorde brasileiro, um santuário de vida marinha, rodeado por serras, vegetação de mata atlântica, praias e nativos caiçaras (alguns nem tanto)!

Localizado no município de Parati, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, o acesso é sinalizado e relativamente fácil, a partir da Praia do Cruzeiro.

Dependendo do roteiro do aventureiro, uma das formas de chegar à Praia do Cruzeiro é através de barco vindo de Parati Mirim; ou mesmo desde Parati. Da Praia do Cruzeiro ao topo gasta-se em torno de 1h00 de caminhada por trilha bastante íngreme. Aqueles mais animados podem incluí-lo na Volta ao Saco de Mamanguá, é claro; ou ainda acessá-lo vindo da Vila de Oratório!

Rota realizada e disponibilizada no Wikiloc
Além de possibilitar estudar e visualizar a região, você poderá baixar este tracklog (necessário se cadastrar no Wikiloc); e inclusive utilizá-lo no seu GPS ou smartphone (necessário instalar aplicativo). Recomendamos que utilize esta rota como fonte complementar dos seus estudos. Procure sempre levar consigo croquis, mapas, bússola e outras anotações que possibilitem uma aventura mais segura. Melhor planejamento, melhor aproveitamento.
Pratique a atividade aplicando os Princípios de Mínimo Impacto


Powered by Wikiloc


Com cerca de 575 metros de altitude (não há medição oficial), o rochoso Pão de Açúcar se destaca como um guardião do Saco de Mamanguá. Infelizmente (ou felizmente, depende do ponto de vista) devido à sua localização, o pico é bem menos visitado que as trilhas da tradicional Travessia da Ponta de Juatinga.

Seu topo rochoso é pequeno e alguns metros abaixo, no lado sul, há um pé de cacto, onde os mais corajosos podem ir comemorar! O visual se completa com inúmeras praias nos arredores. Aos cinéfilos, lembro que desde o topo é possível ver o imóvel aonde foram gravadas cenas do filme Crepúsculo.

Importante saber que a Praia do Cruzeiro, porta de entrada para o Pico Pão de Açúcar é também muito bonita. Abriga uma vila de pescadores e possui alguns bares e inclusive camping (Camping do Seu Orlando).

Abaixo, um vídeo que fiz por lá em uma das minhas visitas. O dia estava parcialmente nublado e a câmera não era das melhores, mas mesmo assim, é uma beleza só!


► Leita também outros relatos de trekking que realizamos pela Ponta da Joatinga:
► Rota Tradicional toda à pé, sem visita à Cachoeira do Saco Bravo
► Rota Tradicional e visita à Cachoeira do Saco Bravo, quando fizemos o trecho Martin de Sá a Ponta Negra via barco
 Cachoeira do Saco Bravo a inusitada Cachoeira da Juatinga


► Pratique a atividade aplicando os Princípios de Mínimo Impacto

Bons ventos!

Última Atualização: Nov 2017

2 Comentários

  1. Oi, Chico! Obrigada pela dica do Pico Pão de Açúcar! Estou querendo subir, mas estou com algumas dúvidas.
    Você sabe se é difícil achar este transporte de barco de Parati Mirim para a Praia do Cruzeiro? Vc fechou com alguem este transporte antecipadamente? Enquanto vc fazia a trilha, o rapaz do barco te esperou ou vc marcou alguma hora para te buscar?
    O acesso ao início da trilha é fácil de ser identificado?
    Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, tudo bem contigo?
      Seguinte: não é difícil encontrar transporte de barco de Parati Mirim para a praia do Cruzeiro. Normalmente, na prainha de Parati Mirim ficam vários barqueiros e que fazem o trajeto. Dessa forma não fechei nada antecipadamente, foi tudo lá, na hora. E no meu caso, o rapaz só fez a ida, pois da Praia do Cruzeiro nós tomamos o rumo da praia do Engenho, pois iríamos fazer a Travessia da Ponta da Joatinga.
      De todo modo, fique tranquila: você não terá problemas para chegar e voltar de lá! Vou enviar via e-mail o telefone do Barqueiro quem me levou ok?

      E quanto à trilha para o Pão de Açúcar, é muito fácil de localizar. Fica à direita do camping/casa do Sr. Orlando e é a mesma trilha que sai em direção à Praia do Engenho. Aliás, quando você desembarcar na praia do Cruzeiro verá logo adiante a casa e camping do Sr. Orlando. Qualquer dúvida você pode esclarecer com ele na ocasião.

      E faça de tudo para ir até lá Priscila, ao meu ver é o lugar mais bonito de toda a região da Joatinga!
      Grande abraço, sucessos, parabéns pelo seu Blog (delícia de Blog) e sucessos. Boas trips, obrigado pela visita e comentário.

      Excluir

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário, pergunta ou sugestão

Postagem Anterior Próxima Postagem