Alto Palácio x Cabeça de Boi



Travessia Alto Palácio x Cabeça de Boi: A imagem mostra a
Região limítrofe Leste do ParnaCipó, na descida para Cabeça de Boi.
Esta é uma rota que pode ser realizada dentro do projeto de
voluntariado do Parque Nacional da Serra do Cipó

A Travessia Alto Palácio x Cabeça de Boi é uma rota em fase experimental que cruza a área de montanha na parte alta do Parque Nacional da Serra do Cipó; além de terras particulares em sua porção final. Pode ser considerada uma derivação da Alto Palácio x Serra dos Alves, pois mantém trecho inicial em comum. É uma travessia que possibilita intensa imersão em um dos Parques mais bonitos do Brasil.

Você leitor pode estar estranhando o início dessa postagem. Travessia em fase experimental? Travessia para Cabeça de Boi? Mas essa rota é conhecida há tempos da comunidade na região Central de Minas Gerais. Inclusive aqui mesmo no nosso Blog há um relato dessa bela Travessia...

Sim, tens razão! Mas em partes!
Na verdade o que costumeiramente realizávamos era a Travessia Duas Pontes x Cabeça de Boi. Agora, esta rota foi ampliada e modificada para Alto Palácio x Cabeça de Boi; sob chancela da Unidade de Conservação. 

Ocorre que o Parque Nacional da Serra do Cipó ciente da necessidade de ampliar sua rede de trilhas passou a permitir a realização dessa Travessia dentro do seu programa de voluntariado. O objetivo visa formatar um trajeto que no futuro possa vir a ser aberto a toda a comunidade do Montanhismo; como ocorreu com a Travessia Alto Palácio x Serra dos Alves.

Nessa postagem iremos comentar sobre o novo traçado, estabelecendo um comparativo com a antiga rota Duas Pontes x Cabeça de Boi.

A Nova Alto Palácio x Cabeça de Boi


Graças ao trabalho de voluntários, o Parque Nacional da Serra do Cipó sugeriu um traçado que difere bastante daquele antigo que estávamos acostumados a percorrer de modo fortuito. Assim, dentro desse novo processo poderíamos dividir a nova rota em duas partes principais.

Trajeto da Travessia
Vermelho: Traçado Atual
Rosa: Traçado Antigo

A primeira parte da Travessia tem início na Sede do Alto Palácio e prossegue até a Casa de Tábuas; ponto de pernoite da rota. Percorre trechos da Serra do Alto Palácio, passa pelos arredores das pinturas rupestres; cruza o Mirante do Travessão e sobe a vertente principal do Espinhaço rumo interior do Parque. Até esse ponto percorre o mesmo trajeto da Travessia Alto Palácio x Serra dos Alves.

Trajeto Dia 1
Vermelho: Novo
Rosa: Antigo

Nesse trecho primeiro já constatamos grandes diferenças em relação à antiga rota. Anteriormente quase a totalidade daqueles que realizavam essa Travessia iniciavam por Duas Pontes, atingindo o traçado atual somente na altura das pinturas rupestres. Igualmente ninguém se dirigia à Casa de Tábuas para pernoite, o fazendo em pontos diversos no alto da Serra do Espinhaço após o Mirante do Travessão; ou mesmo já fora do Parque, no trecho final da rota.

Sede do Alto Palácio

A segunda parte da Travessia tem início na Casa de Tábuas, cruza a vertente principal do Espinhaço e prossegue até sua parte final, na região das Cachoeiras em Cabeça de Boi; já fora dos limites do Parque Nacional. Nesse trecho há também grande diferença em relação às antigas realizações. No alto da serra o novo traçado segue por antigas trilhas de vaca praticamente em nível; contornando e fugindo do enfrentamento direto de alguns trechos de afloramentos existentes naquela porção.

Trajeto Dia 2
Vermelho: Atual
Rosa: Antigo

Após o alto da Serra do Espinhaço e iniciando a descida para Cabeça de Boi, o traçado sugerido tenderá mais ao Sul; isto é, para a direita; justamente ao contrário da antiga rota, que tendia à esquerda; mais ao Norte. A distância que separa os traçados paralelos é pequena; algo em torno de poucas dezenas de metros; não acrescentando novos elementos significativos. E assim cruzará os limites do Parque Nacional, percorrerá trilhas em áreas particulares e desaguará na região das Cachoeiras. A partir dali percorrerá vicinal até o arraial de Cabeça de Boi, finalizando o trajeto.

Dados principais


A nova rota sugerida totaliza aproximadamente 40 km; com divisão praticamente igualitária entre as duas partes acima referidas. Entretanto, na segunda parte o trecho final consiste numa estradinha vicinal com quase 6 km de extensão. Em períodos não chuvosos é possível ser resgatado em automóvel no Estacionamento do Complexo de Cachoeiras em Cabeça de Boi; portanto diminuindo a caminhada em 6 km.

Comparando com a antiga rota o novo trajeto sugerido aumentou a distância total em aproximadamente 6 km. Isto se deve ao novo ponto inicial na sede em Alto Palácio; bem como ao deslocamento até Casa de Tábuas para pernoite. 

Do ponto de vista do relevo esta é uma rota exigente para os padrões do Espinhaço. Além de abundância de rochas e cascalho por todo o trajeto, na primeira parte mesclam subidas e descidas; algumas alongadas; como a descida da Serra do Alto Palácio e a subida da vertente principal do Espinhaço. A altitude máxima gira em torno de 1.490m; e a mínima em torno de 1.050m. Pode parecer pouco, porém a máxima é atingida praticamente duas vezes (Serra Alto Palácio e Espinhaço), com a mínima em "V" (no Mirante do Travessão).

Vista para o Oeste desde vertente principal da Serra do Espinhaço
região onde se inicia a Travessia para Cabeça de Boi
O morro destacado faz parte da Serra do Alto Palácio

Mesma vista, porém em época de estiagem

Já na segunda parte predominam as descidas, destacando pelo menos um trecho bastante íngreme, na descida inicial da vertente do Espinhaço. A altitude máxima gira em torno de 1.490m (região do mesmo ponto do dia anterior). A partir de então descerá constante até atingir aproximados 690m (na região das cachoeiras), em média assim permanecendo até o arraial de Cabeça de Boi.

Trecho de vicinal se aproximando do
arraial de Cabeça de Boi.
Ao fundo Serra do Lobo

Trechos sombreados são praticamente inexistentes por todo o trajeto. Já fontes de água há algumas, porém escasseiam fortemente no período de estiagem; em especial no trecho interior do trajeto.

Não há nenhuma estrutura em serviços pela rota. O pernoite se dá em acampamento natural nos arredores da Casa de Tábuas. Na verdade, a Casa de Tábuas consiste em um velho paiol em madeira, dimensões aproximadas de 3m x 4m, com estrutura interna precária, suficiente apenas para abrigo emergencial. Não seria recomendável realizar essa rota afiançado em pernoite no interior do casebre.

Casa de Tábuas

Vale destacar que esta Travessia não apresenta pontos de escape ao longo da rota. Eventual interrupção até a vertente do Espinhaço recomendável retornar à região inicial. A partir do alto da Serra recomendável seguir para a região das cachoeiras em Cabeça de Boi. Importante ter em mente que pela banda Oeste junto às imediações da Rodovia MG 10, eventual deslocamento até BH pode ser mais rápido.

Embora ainda não tenhamos um sistema já consolidado para classificação de trilhas no Brasil, poderíamos analisar essa rota sob os aspectos a) Exposição: Baixa; b) Orientação: Difícil; c) Insolação: Alta; a) Esforço: Intenso. 

É portanto uma Travessia indicada para já praticantes de Trekking. É formatada para ser realizada em dois dias inteiros, com um pernoite. Porém é possível realizá-la em apenas um dia no formato speed. Nesses casos, o praticante obviamente não precisará se deslocar até a Casa de Tábuas; encurtando aproximadamente 3 km deste deslocamento.

Atrativos


Além da belíssima paisagem de campos rupestres, ambiente de rica flora e fauna, os atrativos mais importantes dessa rota são o Monumental Mirante do Cânion do Travessão, divisor natural das bacias do São Francisco e Doce; A cumeada da Serra do Alto Palácio, a vertente principal do Espinhaço com seu amplo visual, as pinturas rupestres e o Complexo de Cachoeiras de Cabeça de Boi, formado pelas Cachoeiras da Maçã, do Macaco e Intancado. 

Travessão em estiagem

Travessão no verão

Vista pro Vale da Bocaina desde o Travessão

Descendo a vertente Leste do Espinhaço
em época de estiagem

Vista Leste em época de estiagem
Ao centro Serra do Lobo

Cachoeira da Maçã em tempo de estiagem
Em princípio 2022 ocorreu forte movimentação
de rochas no lugar devido às fortes chuvas

Cachoeira da Maçã no verão

Complexo do Intancado

Opinião

A antiga rota Duas Pontes x Cabeça de Boi que durante anos realizávamos de modo fortuito sempre apresentou dificuldades naturais e fundiárias importantes.

Quanto ao então início da rota por Duas Pontes, embora isto pudesse apresentar facilidade logística, inclusive menor quilometragem sem perda de atrativo significativo, não podemos negar a sua incerteza; uma vez que este início se encontra em área particular que poderia ser bloqueada a qualquer tempo.

Outra dificuldade relevante; e talvez a principal se refere a escassez de água no alto da serra do Espinhaço após o Mirante do Travessão. Isto não podia ser ignorado, uma vez que no passado (e também no presente) para realizações em dois dias aquela era a região de equivalências nas jornadas; portanto eventual pernoite deveria ser por aquele trecho.

Não bastasse o terreno difícil, a escassez de água nos obrigava a esticar ou encurtar a jornada diária. Em ambas decisões ocorria a perda da equivalência. Como alternativa para manter o desejado equilíbrio era necessário, ou transportar maior volume de água; ou armar acampamento em dado ponto e proceder deslocamentos até outros para coletar água.

Além desse relevante problema, o 'ataque frontal' cruzando trechos repletos por afloramentos no alto da Serra embora elevasse o grau de emoção da caminhada era marcado pelo baixo rendimento, pelo cansaço e até pelo potencial para acidentes.

Já em relação ao trecho após a virada da Serra na descida final sentido Cabeça de Boi, muito embora a variante mais ao Norte possa apresentar uma vista mais bonita, é sabido que esta percorre ampla área particular com problemas específicos; cujos graus de incertezas não poderiam ser desconsiderados.

Diante desse quadro geral, a opção do Parque Nacional pelo início da Travessia em Alto Palácio nos parece acertada; diria até óbvia. Bem como também nos parece adequado prosseguir pelo mesmo traçado da consolidada Travessia Alto Palácio x Serra dos Alves até o ponto de pernoite na Casa de Tábuas.

Em relação a opção pelo ponto de pernoite na Casa de Tábuas também nos parece o mais sensato. Embora venha acrescer quase 3 km na rota devido a ida e retorno desde o ponto de separação dos trajetos, ainda assim mantém relativa equidistância das jornadas. Também aproveita um espaço já definido para esse fim; eliminando o grave problema da escassez de água junto ao ponto de acampamento.

Também por isso julgamos não fazer sentido buscar por outro ponto de acampamento para este novo traçado. Além de toda a problemática disso decorrente e das dificuldades no relevo local, isto novamente enfrentará escassez de água; problema que somente se resolveria já fora dos limites do Parque, terreno em que obviamente não poderá atuar. Importante também considerar que, a busca por água pode tirar toda e qualquer possibilidade de equivalências nas eventuais jornadas diárias.

Por fim, a opção pelo antigo traçado mais ao Sul na descida para Cabeça de Boi parece eliminar ou pelo menos minimizar o problema fundiário local, desaguando diretamente nas trilhas das cachoeiras, trecho já consolidado naquela região.

Por todas essas razões, de um modo geral podemos concluir que as sugestões apresentadas pelo Parque Nacional da Serra do Cipó visando formatar a Nova Travessia para Cabeça de Boi nos parece adequado. Até porque analisando a região este seria majoritariamente o traçado possível! Importante também termos em mente que nesses casos o planejamento deve ser amplo; levando em consideração o quadro natural e de preservação; bem como o público que uma Unidade de Conservação Pública pode receber.

Seguimos portanto na torcida que a Unidade de Conservação possa em tempo razoável concluir sua análise; definindo por incluir no seu portifólio mais essa Travessia; fato que enriquecerá ainda mais a comunidade do Montanhismo central-mineiro.


Observações:
  • A região onde se encontra o complexo de cachoeiras em Cabeça de Boi - Cachoeiras da Maçã, Macaco, Intancado e outras - são particulares. É cobrada taxa de acesso.
  • Para realizar essa Travessia é necessária a solicitação de autorização junto ao Parque Nacional da Serra do Cipó, que pode ser concedida dentro dentro do projeto de voluntariado no Parque.

Bons ventos!

4 Comentários

  1. Gostei muito. Dicas preciosas.
    Com o descrito, fica mais fácil organizar e planejar esse trecking.
    Só falta ir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, feliz que as dicas possam ser úteis. E não deixe de ir, é um belo lugar! Abraços

      Excluir
  2. Como sempre você brilhando com informações muito importantes e contribuindo para o crescimento do trekking no Brasil! Você é referência para todos nós amigo! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecido sempre meu caro Mauro, gentileza da sua parte! No que pudermos ajudar estaremos sempre a postos. Um abraço

      Excluir

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário, pergunta ou sugestão

Postagem Anterior Próxima Postagem