Forte de Piedade em Brumadinho: Beleza e História!

O Forte de Brumadinho
O Forte de Brumadinho, também conhecido como Forte de Piedade ou Casa de Pedra, localiza-se na Serra da Calçada, em área da Mineradora MBR; município de Brumadinho, em Minas Gerais.

É uma construção do século XVIII, em formato de um retângulo, com área total em torno de uns 2000 m².

Suas paredes e muralhas possuem aproximadamente 5m de altura e 1m de espessura, compostas por pedras cuidadosamente sobrepostas e trabalhadas.

Possui uma única entrada e em seu interior há uma construção menor também em pedras, com janelas amplas, que certamente deve ter sido uma casa com cobertura.

Nas trilhas que cortam a região, inclusive as que levam ao Forte, há a presença de calçamento em pedras, bem feitos e em bom estado de conservação, indicando que a circulação de pessoas e tropas em épocas passadas eram intensas na região...

Nóis
Não se sabe ao certo sobre a finalidade dessa construção. Alguns dizem que ali funcionava um entreposto de mercadorias às margens da Estrada Real.

Outros afirmam que seria um ponto de fiscalização da atividade de mineração na região.

Há ainda aqueles que afirmam que se tratava de um local onde seriam praticadas atividades comerciais ilícitas...

Mas o que se pode afirmar com certeza é que algo importante se passava por ali nos idos do séc. XVIII, tamanha é a fortaleza de suas paredes; esmero construtivo; localização privilegiada e ampla área interna.

Atualmente o Forte está abandonado, porém em excelente estado de conservação. Em sua parte interna, certamente devido ao desuso, apresenta uma matinha disposta por toda a área, destoando da vegetação de campos de altitude presentes ao seu redor. Internamente possui ainda várias áreas propícias para acampamento.

Os acessos ao Forte de Brumadinho se dão por várias rotas, destacando a rota sentido Norte-Sul, com origem na Região do Retiro das Pedras (proximidades da BR 040 e do Bairro Jardim Canadá, município de Nova Lima); e a rota Sul-Norte, com origem no Distrito de Piedade do Paraopeba (município de Brumadinho).

Para essa investida nos dias 09 e 10 de março de 2013 escolhemos a segunda opção; ou seja; passamos por Piedade do Paraopeba. Isto porque vale uma passagem por esse Distrito, pelo menos para apreciar a bela construção da Igreja Matriz local, dedicada a Senhora da Piedade; bem como percorrer trilhas em calçamento na subida da serra.

Relato Dia 1


Matriz de Piedade do Paraopeba
Em três veículos distintos partimos de Belo Horizonte (Praça São Vicente) por volta de 08h00 da manhã do dia 09 de março de 2013. Fui de carona com o Rodolfo, que havia encontrado mais cedo na região da Pampulha.

Às 09h00 da manhã chegávamos ao distrito de Piedade do Paraopeba, município de Brumadinho. O Distrito é um bucólico arraial, cuja origem remonta o início do século XVIII; época também da construção da suntuosa Matriz de Nossa Senhora da Piedade.

Aproveitamos para visitá-la, e apreciar o estilo colonial mineiro. Há ainda no Distrito a Capela de Nossa Senhora do Rosário, porém não a visitamos. O casario do Distrito é predominantemente moderno, restando poucos exemplares mais interessantes.

Interior da Matriz Nossa Senhora da Piedade
Encontramos então os amigos de Brumadinho e rapidamente tomamos a estrada de terra no sentido do início da trilha.

A estrada de terra é a continuação da rua principal do Distrito de Piedade, e segue em direção à Fazenda Duas Meninas, passando-se por esta.

É uma estrada vicinal, portanto em estado ruim, principalmente na parte final, onde o mato toma conta das margens e há a presença de buracos e erosões.

Deixamos os carros estacionados no topo de um morro, onde há uma antena de telefonia celular. Lá é o início da trilha; ou seja, daí em diante só a pé!

Sentido leste: a trilha segue morro acima visando 
o platô quase no topo da serra
Sentido Norte: Serra da Casa Branca
Sentido Sul: Topo do Mundo e Serra da Moeda
Sentido Oeste: Pico Três Irmãos
Pedra Grande e Morro da Antena (origem da trilha)
Iniciamos a trilha por volta de 10h30 descendo o costado do morro da antena e imediatamente iniciando a subida, que é longa e quase sem sombras.

O sol castigava e paramos várias e várias vezes pela trilha, inclusive para breve lanche. Não tínhamos pressa!!!

Nesse trecho já era possível ver o Forte de Piedade ao longe, ainda como uma mancha quadrada de mata no topo da serra rodeado por campos de altitude.

Desse ponto também é possível observar o Topo do Mundo e a Serra da Moeda ao Sul; a Serra da Calçada a leste; o Pico Três Irmãos à Noroeste; e até a Pedra Grande de Igarapé à Oeste.

Quando a trilha torna-se mais íngreme inicia-se um trecho de calçamento, formado por pedras irregulares, fruto do trabalho dos escravos no séc. XVIII. Daí o nome Serra da Calçada. Esse calçamento prolonga-se até quase o topo da Serra.

Por volta de 12h30, após caminhada sem pressa, chegamos ao topo da Serra da Calçada.

Trata-se de um platô muito belo, de onde novamente se pode ter ampla visão do Vale do Paraopeba, Picos Três Irmãos, Pedra Grande e Serra da Calçada.

Também já se vê o Forte de Piedade ao norte já bem mais próximo.

O que nos preocupava naquele momento era uma possível mudança no tempo. Aquele calor abafado com nuvens carregadas era sinal de chuva iminente...

Após grande pausa para descanso e fotos, retomamos a caminhada. Há uma bifurcação, onde se deve tomar a esquerda, pois a trilha da direita (sentido sul) leva-se à Serra da Moeda.

Nesse ponto a trilha se abre, inclusive há sinais de passagens de veículos 4x4.

Seguimos caminhando pelo topo, agora plano, no sentido norte. Não há possibilidade de erro no trecho. Apesar de existirem bifurcações, basta se orientar pelo visual ou pela direção do Forte!

O Forte visto desde o Mirante acima
Trilha calçada na descida do Mirante para o Forte
Forte e sua portada única
Assim, por volta de 14h00 e com chuviscos chegamos ao mirante defronte e acima do Forte de Piedade. Visual muito bonito. Grande pausa para contemplação, pois se trata de um belo mirador!

Após, iniciamos uma curta e suave descida por trilha calçada, que estava escorregadia devido à chuva fina.

Já próximo ao Forte, há uma bifurcação à esquerda. Não seguimos por ela, pois a mesma vai parar em uma fenda natural.

Seguimos à direita, contornamos o morrote norte, subimos um pequeno trecho de trilha e pronto: a portada do Forte de Piedade estava à nossa frente!

Adentramos e exploramos o local, inclusive uma outra construção construção interna; uma espécie de casa dentro do Forte. A Casa de Pedras é uma construção imponente!

Escolhemos montar as barracas ao fundo da construção, junto ao muro do Forte, abrigado pelas árvores. A chuvinha que caiu deu uma trégua e o sol ensaiava dar as caras novamente...

Trabalho feito, breve lanche, decidimos ir até as cachoeirinhas que correm no fundo do vale, no sentido sul, mais ou menos uns 600 metros ladeira abaixo do Forte de Piedade. Estávamos atrás do Poço Encantado.

A trilha para o fundo do vale inicia-se à direita da porta de entrada do Forte. Em forte declive, é bem marcada e não tem erro.

Chegamos ao pequeno córrego e eu e o James passamos a explorá-lo. Desci pelo seu leito em busca do Poço Encantado, mas não chegamos até ele, pois em breve não teríamos mais luz do dia!

Retornamos, nos banhamos, descansamos um pouco e voltamos até o acampamento no interior do Forte, com promessa de retorno ao Poço Encantado no domingo.

Após a noite agradável, em que dividi a casa com o Lucas. O único percalço foi na hora da janta, em que folhas secas de árvores caíram em meu feijão liofilizado. Por um tempo achei que eram folhas de louro e até comi algumas... Foi uma noite recuperadora!

Relato Dia 2


O domingo amanheceu carrancudo e com chuviscos. Chegaram também outros visitantes ao local, inclusive alguns pesquisadores, que disseram estar a caça de fósseis!

Mas o chuvisco não durou. Por volta de 9h30 o tempo se abriu. Seguimos então novamente em direção ao riacho que corre no fundo do vale. Iríamos até o Poço Encantado.

Após descer ladeira abaixo, localizamos a trilha, primeiro à margem direita do córrego e logo depois, atravessando-o, seguimos pela margem esquerda. Não tem erro: a trilha vai direta ao Poço Encantado!

Fato chato é que nesse trecho da trilha, o Lucas foi atingido por uma lagarta, o que deixou seu braço vermelho e até lhe provocou íngua! Mas logo apresentou melhora, graças a Deus!

Poço Encantado fica no fundo e ao centro desse vale
Poço Encantado
Poço Encantado
O Poço Encantado é pequeno, porém de uma beleza singela. A água é levemente esverdeada e transparente. Possibilita um pequeno mergulho e até ficar embaixo da pequena queda, de aproximadamente 3m de altura.

Exploramos as proximidades e à esquerda, em outro pequeno córrego, há uma pequena queda e poço belos, porém não permitem mergulho, pois são rasos.

Depois de um tempo, várias outras pessoas chegaram no lugar.

Após lavarmos a alma no Encantado, retornamos trilha acima. Paramos no ponto onde se inicia a trilha da subida para o Forte. Fomos explorar a parte acima do córrego.

Após algumas escalaminhadinhas simples, subi até algumas pequenas quedas d'água; uma delas bem bacana.

Após descer, o Lucas também se animou e dessa vez, passando pelas margens, voltamos até as quedas. Mas permanecemos pouco tempo por lá!

Retornamos ao ponto próximo à trilha à base do morro. Mais um pouco de ócio, abastecemos os cantis e por volta de 14h00 começamos a subida íngreme com destino ao acampamento no interior do Forte.

Lá chegando, pausa para o lanche/almoço. Após descanso, desarmamos acampamento com vistas ao retorno.

Flora local
Em torno de 15h30 deixamos o Forte de Piedade. Refizemos a mesma trilha da vinda, de modo tranquilo e sem pressa. Por volta de 18h00 chegamos à antena de telefonia, ponto de origem da trilha, aonde os veículos estavam estacionados. 

Embarcamos e iniciamos a volta pela mesma estradinha da vinda, chegando ao Distrito de Piedade do Paraopeba próximo das 18h30.

Estávamos à procura de um local para descanso e coroamento final em algum bar ou lanchonete, mas tudo estava fechado por lá...

Flora local
Como ameaçava chover, despedimos do pessoal de Brumadinho e rumamos pra BH, onde chegamos às 19h30. Fomos coroar a pernadinha em uma lanchonete no Alípio de Melo.

Após, tomei o rumo de casa, onde o Rodolfo me deixou em torno de 21h00. Estava cansado, mas feliz, pois estivemos em uma região recheada de beleza e história!

Serviço


Detalhe da janela da construção no interior do forte
O Forte de Brumadinho (ou de Piedade) localiza-se no município de Brumadinho, Minas Gerais, Brasil. Para atingi-lo há duas rotas principais: a Norte-Sul e a Sul-Norte.

Nesse trekking realizamos a rota Sul-Norte, que apresenta trilha fácil e demarcada, de aproximadamente 8 km; um pouco mais longa que a rota Norte-Sul. 

Inicialmente a trilha Sul-Norte apresenta subida até atingir o topo da Serra da Calçada (1.400m de altitude no platô). Desse ponto em diante a trilha é plana, com leve descida no final.

Há trechos de calçamento feito no séc. XVIII. Possibilita ampla visão do Vale do Paraopeba.

Além da edificação do Forte, outra atração nas imediações é o Poço Encantado, localizado no fundo do vale, abaixo e no sentido Sul do Forte.

Distante aproximadamente 1,5 km da construção histórica, é um local singelo, mas de rara beleza! A trilha de acesso para ida e volta apresenta o mesmo trajeto.

Por nossa vontade optamos em realizar o pernoite no local, mas a ida ao Forte pode também ser realizada em apenas um dia.

Como chegar e voltar - De ônibus


Cidade referência: Belo Horizonte
Embarcar no centro de Belo Horizonte (entre ruas Caetés e Tupinambás) no ônibus da linha 3943 (Suzana-Belo Horizonte). Esse ônibus passa em Piedade do Paraopeba, onde você deverá desembarcar. 

► Ônibus com horários escassos.  Confira os horários e frequências no site do DER.
► Atente-se que indo de ônibus desembarcará em Piedade do Paraopeba. Terá que realizar o trajeto da estrada vicinal entre Piedade do Paraopeba e o Morro das Antenas a pé, o que prolongaria a trilha em pelo menos 10 km (ida e volta). 

Como chegar e voltar - De carro


Cidade referência: Belo Horizonte
Deixar Belo Horizonte via BR 040, sentido Rio de Janeiro. Após o trevo de Ouro Preto/Itabirito, ficar atento cerca de 1 km adiante, onde há a placa indicativa do acesso ao Distrito de Piedade do Paraopeba. É uma entrada escondida, inclusive sem trevo adequado, possuindo uns 10 metros de chão batido separando a BR 040 do início da estrada asfaltada. 

Essa mesma estrada leva à Mineradora Ferrous no topo da Serra. O trecho da estrada pelo alto da serra é um calçamento. Piedade do Paraopeba está a 12 km da BR 040.

Chegando no Distrito, seguir pela rua principal até o final, quando se inicia a estrada vicinal no sentido da Fazenda Duas Meninas. Percorrer esta estradinha por cerca de 3 km. Em uma bifurcação, tomar à direita, seguindo por estradinha secundária até o Morro da Antena. Nesse ponto, nas antenas, tem início a trilha.

 Atenção: o trecho de estrada vicinal, sobretudo na parte final após a bifurcação em direção às antenas não é recomendado para carro comum; nem acesso em períodos chuvosos.

Considerações finais


► Utilizando a rota Sul-Norte, reserve um tempinho para visitar a Matriz de Piedade do Paraopeba. É muito bonita!

► Não há água pela trilha (principalmente no inverno), nem nos arredores do Forte. Portanto, se não tiver disposto a descer ao fundo do vale quando chegar à edificação, leve água o suficiente para consumo e permanência.

► Motociclistas trilheiros circulam pelas trilhas nos arredores, portanto fique atento para não ser surpreendido. Mas de um modo geral, são simpáticos, prestam informações e respeitam os caminhantes.

► Há outra rota para se chegar ao Forte de Brumadinho: é a Norte-Sul, que parte diretamente da portaria do Condomínio Retiro das Pedras. Esta rota é mais utilizada, mais simples e mais fácil que a rota Sul-Norte que realizamos.

► Confira algumas Dicas Básicas de Segurança para a prática de Atividades Outdoor

► Pratique a atividade aplicando os Princípios de Mínimo Impacto

Bons ventos!!!
Última Atualização: Nov 2017

8 Comentários

  1. Chico ficou ótimo! Bem explicadinho e as fotos, nossa, ficaram uma belezura!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani, que bom receber a sua visita e saber que gostou. Isto é um incentivo e tanto!
      Obrigado, grande abraço.

      Excluir
  2. Parabens Chicão!!!!! como sempre descrevendo muito bem nossas aventuras!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo James,
      Obrigado por tudo; o espaço aqui no Blog está às ordens. Espero ainda apresentar um relato seu. Podemos combinar?
      Abração parceiro, você nos ajuda muito, e sempre!

      Excluir
  3. Olá, sou um dos pesquisadores que chegaram ao forte no domingo. Muito bacana seu blog, bem detalhado e incentivador. Parabéns e continue divulgando as belezas de nossa Minas Gerais. Vandeir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vandeir,
      Que bom receber a sua visita!
      Pois é, naquela manhã de domingo até pensei em ir até vocês para trocar ideias sobre o local, conhecer mais sobre o Forte. Mas resolvi não incomodá-los, pois vocês estavam trabalhando!!! Perdi não é mesmo?
      Fico muito feliz pelo seu comentário, isso nos incentiva cada vez mais. E um dos objetivos por aqui é justamente divulgar os lugares interessantes, como o Forte de Piedade, incentivando a visita por outras pessoas. Isto é necessário!
      Grande abraço, volte sempre!

      Excluir
  4. Tudo liiiiiindo d+...as fotos...o relato....nota milll...rsrs

    PARABÉNS Chicóó!!!!! rs

    Sol Frigulha de Mattos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sol,

      Tudo foi bom porque as companhias foram sensacionais!
      Agradeço demais a você, pois foi através do seu incentivo que estivemos por lá!

      Grande abraço, volte sempre ok?

      Excluir

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário, pergunta ou sugestão

Postagem Anterior Próxima Postagem