Cachoeira do Lajeado: mais uma belezura de Lapinha da Serra!

Cachoeira do Lajeado: belo conjunto, porém com pouca água
O arraial de Lapinha da Serra localizado no município de Santana do Riacho é daqueles lugares típicos do interior mineiro.

Distante aproximadamente 12 km da sede municipal, o arraial ainda guarda muito de simplicidade, apesar do boom imobiliário e turístico que vive nos últimos tempos.

Como o próprio nome sugere, a localidade está encravada em plena Serra do Espinhaço, mais precisamente em um primeiro platô da cadeia, a aproximadamente 1.200m de altitude.

Esta localização faz com que os arredores do arraial concentrem vários atrativos naturais, especialmente cachoeiras e poços propícios para banho.

Dentre esses atrativos, um que merece visita é a Cachoeira do Lajeado. Estivemos por lá recentemente juntamente aos amigos do Nice Trekking!

Relato


Deixamos BH em fretado em torno de 6h00 da manhã. Viagem tranquila e ao aproximarmos do Cotovelo, cerca de 3 km antes do arraial ignorarmos a saída que leva à Cachoeira do Bicame e Poço do Soberbo. Por volta de 9h00 já estávamos na Lapinha da Serra.

Nosso objetivo era visitar a Lajeado. Após identificarmos o nosso ponto de encontro da volta, o Restaurante Sempre Viva, partimos imediatamente para a Cachoeira.

Seguimos no sentido da Lagoa da Lapinha, o mesmo trajeto inicial da Travessia Lapinha a Tabuleiro. Pelo caminho, notamos o quanto o arraial estava lotado naquele feriado. Havia gente por todo lado!!!

A Lagoa da Lapinha
Cruzamos a ponte da Represa da Lapinha e seguimos pela sua margem. Nossa direção era a sudeste do arraial. A trilha muito bem marcada segue praticamente plana margeando essa primeira parte da Lagoa.

Entre arbustos logo à frente ignoramos a saída à esquerda que leva à rota da Travessia. Após aproximadamente 2 km de caminhada cruzamos o primeiro córrego importante, que na verdade estava com pouca água.

Prosseguimos margeando o Ribeirão Mata Capim sempre no sentido sudeste. A trilha segue bem marcada e em alguns trechos parece até uma estradinha.

Visual sul em direção à Lajeado
É possível ver a trilha pós ribeirão
A Cachoeira está à esquerda, naqueles paredões
Entre pequenos aclives e declives, a caminhada rende e logo cruzamos outra água, cerca de 1,5 km após a primeira.

Prosseguimos sem alterações e ao se aproximar do km 5 passamos por uma residência simples, com morador. Alguns cavalos estavam no quintal. Certamente são os "cavalos de aluguel", muito usados na região.

Logo abaixo da residência, cruzamos o maior córrego da caminhada, pulando pedras. As águas desse ribeirão são as mesmas da Cachoeira do Lajeado e são afluentes do Ribeirão Mata Capim, que até então foi nosso companheiro à nossa direita.

Mata Capim
Ao cruzar esse afluente do Mata Capim, realmente se entra no trecho em que há trilha propriamente dita, com cascalho e rochas. São cerca de 600 a 800 metros aproximadamente.

Há uma leve subida, depois uma descida e outra subida, de onde já se vê a Cachoeira do Lajeado em sua totalidade. Muito bonita! Sem dificuldades, rapidamente chegamos à Cachoeira por volta de 11h30 da manhã.

Lajeado e seu poço
A Cachoeira do Lajeado é um conjunto de quedas não contínuas, que despencam por um lajeado irregular, formando um conjunto muito bonito.

Possui um belo poço para banho, com profundidade rasa a mediana, que permite horas de diversão.

Infelizmente, devido às poucas chuvas neste verão, a Cachoeira estava com bem menos volume de água que o normal para o período. Já a vi bem mais cheia... Mas mesmo assim, não estava menos bela... 

Também esperávamos que o lugar estivesse lotado, pois na data a Lapinha estava cheia de visitantes.

Surpreendentemente haviam poucas pessoas por lá. Com isso, foi possível curtir bastante o lugar. O tempo estava parcialmente nublado, ideal para curtição mesmo!

Vista nordeste, em direção ao Arraial da Lapina
É possível ver o Pico do Cruzeiro
Beirando às 15h00 deixamos a cachoeira pelo mesmo trajeto da ida. Em cerca de 1h30 de tranquila caminhada já estávamos de volta ao arraial da Lapinha, aonde almoçamos no Sempre Viva. Aliás, o almoço estava delicioso!

Fizemos uma horinha de ócio pelo agitado arraial; e logo após retornamos à Belo Horizonte, aonde chegamos por volta de 20h00. Foi um bate e volta perfeito: belo lugar e animadas companhias! 

Serviço


Poço da Lajeado
Localizada a aproximadamente 6 km do arraial de Lapinha da Serra, município de Santana do Riacho, a Cachoeira do Lajeado, como o próprio nome já indica, despenca sobre um lajeado de pedras de aproximadamente 80 metros, e não é uma queda livre.

Nesse despencar, a Cachoeira torna-se diferente do habitual, tornando-a muito bela. Seu poço possui boa profundidade e tamanho, possibilitando um banho refrescante.

Em um ponto, pelo menos, é possível ficar em pedras e embaixo de uma queda final.

Suas nascentes principais estão ao sul do Pico do Breu; e seu curso é cruzado na rota da Travessia Lapinha a Tabuleiro Tradicional; altura da cerca de pedras e da tradicional árvore tombada.

Rota no GE
A trilha de acesso é simples e fácil. Até o km 5 aproximadamente e próximo à uma casa simples de um morador local a trilha é praticamente uma estradinha.

Após essa casinha, cruza-se um ribeirão e o trecho é verdadeiramente uma trilha, tornando-se irregular e com muitas pedras. Porém, não apresenta dificuldades.

Os arredores da cachoeira são formados por matas de galerias encrustadas em um vale aos pés do paredão da queda.

É um lugar muito bonito e devido à distância, um pouco menos visitada que suas irmãs grudadas ao arraial.

Distâncias


BH a Santana do Riacho: aproximadamente 120 km
Santana do Riacho à Lapinha da Serra: aproximadamente 12 km por estrada de chão
Lapinha à Cachoeira do Lajeado: aproximadamente 12 km (ida e volta)

Como chegar e voltar - de ônibus

Cidade referência: Belo Horizonte

Ida e Volta: Viação Saritur até Santana do Riacho. De Santana do Riacho à Lapinha não há linha regular de ônibus, necessitando então a locação de táxi, van ou ir à pé. Daí em diante, seguir a pé até a cachoeira. Ida e volta são feitos pelo mesmo trajeto.

► Confira horários e frequências no site da empresa de ônibus

Como chegar e voltar - de carro

Cidade referência: Belo Horizonte

Ida e volta: Rodovia MG 10 até Distrito da Serra do Cipó → Acesso à Santana do Riacho → Em Santana do Riacho seguir pela estrada de chão batido até o arraial de Lapinha da Serra → Seguir a pé até a cachoeira. Ida e volta são feitos pelo mesmo trajeto.

Considerações Finais


Intenso colorido na trilha da Lajeado
► Mesmo em dias lotados na Lapinha da Serra, a Cachoeira do Lajeado permanece um pouco mais vazia; pois fica um pouco afastada do arraial.

► De Belo Horizonte à Lapinha são aproximadamente 2h30 a 3h00 de viagem! Então, para bate e volta, é fundamental que saia cedo de BH. 

► Lapinha é um arraial e possui boa infraestrutura em pousadas. Possui também restaurantes, bares e mercearia. Mas é um comércio básico. E fique atento a preços: enquanto almoçar é relativamente barato, outros itens de bar e mercearia são bem mais caros que aqueles encontrados em cidades maiores.

► Ha camping no Arraial. O Bromélias é aquele de melhor estrutura.

► Não há sinal de celular no arraial.

► Confira algumas Dicas Básicas de Segurança para a prática de Atividades Outdoor

► Pratique a atividade aplicando os Princípios de Mínimo Impacto

Bons ventos!

2 Comentários

  1. Beleza de lugar, hein, Chico!
    Me lembrou as lindas travessias que fiz por lá dois anos atrás.
    Eu também peguei a Lajeado sequinha assim... e sem ninguém também!
    Parabéns pelo relato e ótimas pernadas pra ti!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rafa,
      Realmente esse lugar é uma beleza e lembrei de você quando estive por lá recentemente. Me parece que você passou por lá vindo da MG 10, uma pernada bem compridinha eheh...
      Havia anos que não ia a essa Cachoeira e apesar da pouca água estava bela, como sempre!

      Valeu pela visita e comentário, abração

      Excluir

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário, pergunta ou sugestão

Postagem Anterior Próxima Postagem