Cachoeira dos Marques: refresco na Serra dos Alves

Cachoeira dos Marques na Serra dos Alves
No Carnaval de 2016 realizamos a Travessia Alto Palácio a Serra dos Alves, a nova rota oficial do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Como tínhamos mais um dia à nossa disposição; e estando no Arraial da Serra dos Alves, aproveitamos para visitar a Cachoeira dos Marques.

Assim, nos aglutinamos nas proximidades do Restaurante da Fatinha que fica logo na entrada do arraial. Por lá encomendamos o nosso almoço para às 13h30.

Esta é uma volumosa cachoeira, resultada das águas do Rio Tanque e dos seus afluentes. Bem próxima ao arraial, é um porto seguro para um refresco de última hora, mesmo para aqueles mais apressados...

Possui dois acessos principais. Um deles inicia na saída Norte do Arraial. Percorre uma estradinha que margeia o Rio Tanque. Já o outro parte da Vila na altura da Mercearia. Segue por uma trilha-atalho; portanto é um trajeto mais curto.

Rota realizada e disponibilizada no Wikiloc
Além de possibilitar estudar e visualizar a região, você poderá baixar este tracklog (necessário se cadastrar no Wikiloc); e utilizá-lo no seu GPS ou smartphone (necessário instalar aplicativo). Recomendamos que utilize esta rota como fonte complementar dos seus estudos. Procure sempre levar consigo croquis, mapas, bússola e outras anotações que possibilitem uma aventura mais segura. Melhor planejamento: Melhor aproveitamento.
Pratique a atividade aplicando os Princípios de Mínimo Impacto


Powered by Wikiloc


A bela Capelinha de São José da Serra dos Alves
Ajeitamos nossas cargueiras na Fatinha e de modo leve iniciamos nossa caminhada rumo a Cachoeira dos Marques em torno de 9h45.

Optando pelo trajeto mais curto; caminhamos alguns metros na rua principal da chegada do arraial. Praticamente em frente a Mercearia tomamos uma rua à direita.

Um pequeno quarteirão e tomamos à esquerda, quando entramos em uma trilha em declive à sudoeste.

Cruzamos um riachinho com um poço improvisado com touceiras e água turva. Seguimos tocando para baixo na direção do vale do Rio Tanque. Passamos próximos a algumas casas e a trilha atingiu o vale; se nivelando e tomando sentido sul.

Trecho com pouca sombra e pra variar o sol estava de rachar. Adiante entramos à direita e passamos por um brejinho. Um tempinho mais e chegamos ao Rio Tanque às 10h15. Tivemos que tirar as botas para cruzá-lo. Após cruzar o rio seguimos por trilha marcada em um trecho com mata.

Placa de recomendação
Interceptamos então a rota que vem da estrada (o outro acesso à Cachoeira). Tomamos à esquerda e cruzamos uma porteira com aviso de proibido acampar.

Prosseguimos na sombra por alguns metros, para sem demora chegarmos ao ribeirão dos Marques. No local há uma corredeira e um um pocinho raso, ideal para brincar.

Como no lugar havia sombra farta, parei por lá. Avisei os amigos que havia outra queda mais abaixo no mesmo riacho, que é a queda principal; a Cachoeira dos Marques.

Deixei que livremente cada um escolhesse aonde ficar. Exceção do Mateus, Lee e Stephanie que desapontados como a pequena corredeira partiram logo atrás da grandona. Avisei-os que cruzassem o rio mais abaixo e seguissem para a queda principal...

Eles saíram e fiquei por ali na sombra, evitando o sol que estava de rachar. Enquanto isso, os outros amigos ficaram por ali brincando nas pequenas corredeiras...

Poção da Cachoeira dos Marques
Depois de um tempo de descanso e preocupado com os amigos que saíram, cruzei o riacho e por trilha marcada fui à queda maior dos Marques, quando os encontrei retornando em nossa direção.

Eles não haviam cruzado o rio como havia pensado; e sim dado uma volta grande acompanhando o curso d'água e varando capoeiras... Puxa vida, desculpas pela amolação eheheh...

Avisei-os que permanecessem por ali curtindo o poção porque eu iria chamar os outros amigos! Voltei às quedinhas, chamei os amigos e em alguns minutos chegamos ao grande poço e queda da Cachoeira dos Marques.

Bom volume de água no Rio Tanque
A queda da Cachoeira dos Marques é volumosa, porém não alta. Na parte superior, que é o ponto de chegada da trilha, há bons locais para curtição, pois os poços são mais rasos.

Já na parte inferior há um grande e profundo poço, inclusive com correnteza em virtude do volume da queda. Há paredões em rocha que são muito utilizados para pular no poção.

É possível descer pelas rochas da parte superior para as margens do poço inferior. Mas há também uma trilha que sai da parte superior pela margem direita do rio, passa entre capoeiras e atinge a parte inferior.

Este é um ponto muito interessante do Rio Tanque. Inclusive para aqueles mais aventureiros e com tempo disponível, descendo o leito do rio há outros grandes poços, com tamanho e profundidade similar ao da queda da cachoeira. Mas não fomos nesses pontos dessa vez!

Parte superior da Cachoeira. Ao fundo, topo da Serra dos Alves
Depois de curtir a cachoeira o lugar começou a receber muitos visitantes. Ocorre que o acesso ao lugar é muito fácil. Optamos então por retornar para o Arraial da Serra dos Alves; afinal o tempo urge...

Ao meio dia, em grupos menores, sob sol ardente e pelo mesmo caminho da ida retornamos à Vila, aonde chegamos às 13h00. Agora era descansar e esperar o nosso almoço!

Não demorou muito e o almoço saiu; simples mas gostoso. Após o almoço ainda fizemos uma horinha à espera do nosso resgate. Enquanto alguns ficaram no restaurante descansando, outros perambularam pelo arraial...

Cadelinha que nos 'guiou' até a Cachoeira dos Marques
Pouco depois das 15h00 nosso resgate chegou. Rapidamente tratamos de embarcar as tralhas e pé na estrada; afinal um de nossos amigos tinha viagem programada para SP às 20h00.

Deixamos a Serra dos Alves por volta de 15h25. Sacolejamos intensamente na péssima estradinha de terra até o entroncamento com a vicinal que liga Senhora do Carmo a Ipoema. A partir desse ponto a estrada de terra melhorou um pouco.

Por volta de 16h20 passamos non stop por Ipoema, marcando o fim das estradas de terra. Já na BR 381 fizemos rápida parada no Amigão. Depois direto para BH, aonde chegamos às 18h50.

Serviço


Localizada nas imediações do Arraial da Serra dos Alves, município de Itabira, Minas Gerais, a Cachoeira dos Marques possui grande porte devido ao volume de água do Rio Tanque, porém sua queda não é alta. Seu poço principal é grande e profundo. Na parte superior há vários outros menores poços entremeados por rochas, um ótimo ponto para curtição pois os poços não são profundos. Seus arredores são amplos, recebendo muita luz do sol. Na parte inferior da cachoeira em sua margem direita há muita sombra para descanso. Descendo o Rio Tanque, há vários outros poções similares àquele da Cachoeira.

Não há qualquer infraestrutura no lugar, sendo inclusive proibido acampar; porém é um atrativo bastante visitado devido à proximidade com o arraial, bem como a facilidade de acesso.

Distâncias


Belo Horizonte a Itabira: 107 km
Itabira à Senhora do Carmo: 35 km (estrada asfaltada)
Senhora do Carmo a Serra dos Alves: 15 km (estrada de terra)
Belo Horizonte à Ipoema: 87 km
Ipoema à Serra dos Alves: 18 km (estrada de terra)
Serra dos Alves à Cachoeira dos Marques: 2,6 km

Como chegar e voltar - de ônibus

Cidade referência: Belo Horizonte

Ida ► opção 1:
Embarcar em ônibus para Itabira (Empresa Saritur).
Embarcar em ônibus para o Distrito de Senhora do Carmo (Empresa Santos ou Marco Aurélio)
Táxi até Serra dos Alves (15 km - estrada de terra)

Ida ► opção 2:
Embarcar em ônibus para Ipoema (Empresa Saritur).
Táxi até Serra dos Alves (18 km - estrada de terra)

Volta ► opção 1:
Táxi até Senhora do Carmo.
Embarcar em ônibus para Itabira (Empresa Santos ou Marco Aurélio)
Embarcar em ônibus para Belo Horizonte (Empresa Saritur)

Volta ► opção 2:
Táxi até Ipoema (18 km - estrada de terra).
Embarcar em ônibus para Belo Horizonte (Empresa Saritur)

►Importante:
► Antes de realizar a travessia, mantenha contato com as empresas de ônibus via telefone (Empresa Santos: 31 3831-2278 | Empresa Marco Aurélio: 31 3831-4537) ou confira no site da empresa Saritur os horários e frequências para não ser surpreendido.
► Há ônibus que liga o arraial ao distrito de Senhora do Carmo, porém apenas uma vez por semana. Eventualmente circulam em outros dias. Se informe na Empresa Santos (31 3831-2278).
► O ônibus que segue para Ipoema faz a linha Belo Horizonte a Itambé do Mato Dentro, via Ipoema e Senhora do Carmo; portanto sendo possível desembarcar também em Senhora do Carmo.
► Na Serra dos Alves é possível conseguir algum morador com automóvel para levá-lo até Senhora do Carmo ou Ipoema.

Como chegar e voltar - de carro

Cidade referência: Belo Horizonte

BR 381 até o trevo de Santo Antonio do Amparo → Acessar a cidade e depois seguir até Ipoema → Seguir pela estrada de terra para a Serra dos Alves. O retorno pode ser pelo mesmo trajeto.

Considerações finais


► Muito cuidado ao circular por cachoeiras. Há pedras escorregadias e poço profundo na Cachoeira dos Marques. Somente adentrar se souber nadar. Evitar pulos no poço da cachoeira. Saiba que em pontos isolados não há sistema organizado de socorro e resgates. 

► É proibido acampar em toda a região da Serra dos Alves.

► Há pousada, bar, restaurante e mercearia na Serra dos Alves. Há também vários imóveis para locação de fins de semana.

► Há vários outros atrativos nos arredores da Serra dos Alves, como a Cachoeira do Bongue, Mirante da Serra dos Alves, Cânion Boca da Serra e Cachoeira dos Cristais.

► Confira algumas Dicas Básicas de Segurança para a prática de Atividades Outdoor.

Pratique a atividade aplicando os Princípios de Mínimo Impacto

Bons ventos!

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário, pergunta ou sugestão (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem