Mudanças na Lapinha a Tabuleiro

Mapa no GE mostrando a mudança: a rota em AZUL é a antiga; em ROSA a nova rota
O Parque Estadual da Serra do Intendente implantou neste feriado da Páscoa importante mudança no traçado da clássica Travessia Lapinha a Tabuleiro.

A mudança se deu no trecho entre o Ponto de Apoio da Ana Benta e o Ponto de Apoio da Dona Maria.

O novo traçado se encontra mais ao sul da antiga rota e  percorre caminhos já existentes na região; alternando trechos abertos e sombreados.

Segundo informações de representantes locais do PE da Serra do Intendente, a mudança tornou-se necessária visando a contenção de erosões na região da subida da Cascalheira.

Ainda segundo a Unidade também tornou-se urgente a necessidade de racionalizar a distribuição dos caminhantes pelo trajeto, pois a Travessia Lapinha a Tabuleiro recebe um grande número de visitantes durante o ano inteiro. 

Ponto de Apoio e Controle do Parque que está sendo construído no novo traçado
Com a mudança do traçado o PE da Serra do Intendente está construindo um Posto de Controle e Observação na divisa oeste da Unidade (Campo Redondo), junto ao novo traçado (foto ao lado). No local já há a presença constante de guarda parque orientando o fluxo dos caminhantes.

Também nesse período inicial haverá a presença de guarda parque na altura do Ponto de Apoio da Ana Benta, visando direcionar o fluxo para o novo traçado, pois o PE da Serra do Intendente não mais permitirá que o antigo trecho seja percorrido.

Como principal benefício, a partir de agora os caminhantes da Lapinha a Tabuleiro contarão com mais um ponto de apoio e pernoite na Travessia. Trata-se do Ponto de Apoio do Chico Lage, localizado às margens do Ribeirão do Campo, cerca de 5 km após a Ana Benta e 3 km antes da Dona Maria.

O local está em fase final de estruturação e já pode receber visitantes para pernoites, contando com área para acampamento e casa com quartos coletivos. O diferencial do lugar é o Ribeirão do Campo, que oferece agradáveis poços a poucos metros da área para acampamento.

Já os antigos e tradicionais Pontos de Apoio da Ana Benta e Dona Maria continuarão funcionando normalmente. Confira abaixo o tracklog do novo traçado.

Powered by Wikiloc
Tracklog do novo traçado no trecho Ana Benta-Dona Maria

Travessia Lapinha a Tabuleiro


A Travessia Lapinha a Tabuleiro tem início no Arraial de Lapinha da Serra, município de Santana do Riacho e término na Portaria do Parque Municipal do Tabuleiro, distante 3 km da sede do Distrito de Tabuleiro, município de Conceição do Mato Dentro. Suas origens remontam os velhos caminhos de tropas e comércio entre as vilas locais.

Vista da Lagoa e Lapinha da Serra desde o Pico da Lapinha
Rota da Travessia Via Pico do Breu
Consolidada pelos Montanhistas a partir dos anos 80, a quilometragem da Travessia pode variar entre 35 e 45 km conforme o formato escolhido pelo caminhante.

Região de grande beleza e valor natural, é marcada por relevo movimentado, recoberto por campos rupestres; compondo a paisagem típica do Espinhaço.

É atualmente a Travessia que recebe o maior número de caminhantes de todo o estado de Minas Gerais; atraindo visitantes de todo o Brasil; além de estrangeiros.

Seu principal destaque é a monumental Cachoeira do Tabuleiro, localizada na porção final da Travessia. Além de um grande e profundo poço, a Cachoeira do Tabuleiro apresenta 273 metros de queda livre, o que a torna a maior cachoeira do Estado.

Unidades de Conservação


A rota da Travessia Lapinha a Tabuleiro apresenta dois terços do seu percurso dentro de duas Unidades de Conservação: o Parque Estadual da Serra do Intendente e o Parque Natural Municipal do Tabuleiro. Ambas unidades tem promovido melhorias nas suas trilhas principais visando a segurança dos visitantes.

Em 2016 o PE da Serra do Intendente promoveu o manejo e sinalização das trilhas na sua parte baixa, região da Cachoeira do Rabo de Cavalo, Cachoeira de Congonhas, Rio Preto e Cânion do Peixe Tolo.

Já o PNM do Tabuleiro em parceria com a Anglo American recentemente readequou o acesso ao poço inferior da Cachoeira do Tabuleiro. Importante ainda saber que o início da Travessia Lapinha a Tabuleiro encontra-se dentro da Apa Morro da Pedreira.

Dúvidas? Contate-nos!


Confira relatos da Travessia Lapinha a Tabuleiro:
→ Travessia pela Rota Tradicional
→ Travessia pela Rota Via Pico do Breu
→ Travessia pela Rota Norte

► Pratique a atividade segundo os Princípios do Mínimo Impacto

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário, pergunta ou sugestão (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem