Pico da Carapuça: o imponente guardião do Santuário do Caraça!

Pico da Carapuça: faz juz ao nome
A Cadeia do Espinhaço é o maior 'conglomerado' de serras do Brasil e dada a sua formação, a única Cordilheira do País.

São aproximadamente 1000 km de extensão cortando o País no sentido sul-norte com sua faixa estreita de serras rochosas e profundos vales.

Marca seu início na região central de Minas Gerais e alcança até o Estado da Bahia.

Com altitude média intermediária, caracteriza-se por inúmeras formações rochosas, muitos e variados cursos d'água e possui uma das mais ricas fauna e flora do mundo.

É nesse "Mundo Espinhaço", mais precisamente em sua porção sul que se localiza a Serra do Caraça, no município de Catas Altas, Minas Gerais. Um lugar repleto de história, cultura e beleza natural peculiar!

Atualmente transformada em uma RPPN, o Caraça possui em seus domínios o ponto culminante do Espinhaço, o famoso Pico do Sol, com seus 2.072m de altitude. Além deste, circunda o vale onde está localizado o Santuário os picos da Conceição, Trindade, Canjerana, Verruguinha, Inficionado e a bola da vez, o Pico da Carapuça.

No dia 10 de novembro corremos para este lugar, que é o pico mais próximo do Santuário do Caraça.

Rota realizada e disponibilizada no Wikiloc
Além de possibilitar estudar e visualizar a região, você poderá baixar este tracklog (necessário se cadastrar no Wikiloc); e utilizá-lo no seu GPS ou smartphone (necessário instalar aplicativo). Recomendamos que utilize esta rota como fonte complementar dos seus estudos. Procure sempre levar consigo croquis, mapas, bússola e outras anotações que possibilitem uma aventura mais segura. Melhor planejamento, melhor aproveitamento.
Esta rota é apenas para análise e conhecimento. É necessária a presença de guia credenciado no Caraça para visitar o Pico do Carapuça
Pratique a atividade aplicando os Princípios de Mínimo Impacto


Powered by Wikiloc


Relato


Sapinho camuflado
Deixamos Belo Horizonte por volta de 7h00 da manhã daquele domingo. Após uma breve parada para o café na Parada do Avião às margens da BR 381; e de um pequeno congestionamento devido a um acidente na estrada, colocamos os pés no Caraça pouco antes das 10h00.

Por lá já nos esperava o conhecido e inconfundível Guia Neneco.

Tratamos logo de botar o pé na trilha, pois já era tarde. Deu tempo apenas para constatar que havia muita gente no lugar e apreciar dali, desde o pátio da lanchonete o nosso imponente objetivo algumas centenas de metros acima.

Capela Sagrado Coração e Carapuça ao fundo
Passamos pelo estacionamento e em fila indiana puxada pelo Neneco, que é Guia do Caraça e conhece cada metro daquele lugar, adentramos pela trilha à esquerda, em meio a uma matinha rala.

Já começamos a subir de modo suave até chegarmos ao antigo ponto de captação de água do Santuário.

Alguns metros acima, após nova subida chegamos à Capela dos Sagrados Corações, que estava fechada. Apreciação rápida das ruínas ao redor e pose para foto oficial.

Retomamos a caminhada passando ao lado da Capela, cruzamos um ponto de água em meio à matinha e voltamos a subir de modo suave, até atingirmos o mirante defronte ao Pico da Carapuça.

Breve parada para descanso, fotos e contemplação. Foi possível ver que dali em diante a coisa iria apertar um pouco, pois a ladeira era grande e íngreme...

Carapuça visto desde as proximidades da Gruta de Lourdes
Novamente pé na trilha, descemos um lance e logo adiante chegamos à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em torno de 1.450m de altitude.

Antiga conhecida, inclusive há por aqui abordagem desse trajeto em minha visita anterior ao Caraça.

A Gruta é pequena e possui uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Contou-me o Guia Neneco que foi um rapaz de nome Agostinho quem descobriu essa gruta há mais de cem anos.

Contou-me também que, em dada ocasião recente, um visitante americano (o Caraça recebe muitos estrangeiros) cismou em escalar a parede da gruta.

Após adentrar em uma fenda na parte superior não conseguiu descer, exigindo resgate profissional em altas horas da madrugada... Então fica a dica, sem equipamento e autorização, melhor não inventar moda...

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
Até a Gruta a caminhada durou em torno de 1 hora e transcorreu sem problemas, pois a trilha é bem marcada.

Ao retomar a caminhada, tomamos a trilha à direita (estando de frente) à Gruta, seguindo em meio à capoeira.

Começaram os degraus, alguns deles bem altos. A trilha é um pouco ruim e segue mais adiante cortando perpendicularmente a ladeira, até atingir uma laje de pedra.

Nova paradinha e daí pra cima a coisa piorou (ou melhorou eheheh), pois a trilha torna-se muito íngreme!

O grupo se dividiu, o que é natural em grupos maiores, pois cada um vai imprimindo o seu ritmo.

Enquanto o Neneco ia puxando a dianteira e parando para auxílio nos lugares mais complicados, eu permaneci na rabeira. Fui subindo juntamente com a Eunice e sua filha Maisa e mais alguns amigos em um ritmo mais lento.

Picos Canjerana (E) e Capivari (D) 
Escutávamos as conversas do grupo que ia adiante e falavam da trilha íngreme... Nós íamos nos esforçando, caminhando trilha acima em direção a um paredão...

Por algumas vezes a Eunice disse que ficaria por ali, mas com jeitinho fomos subindo. Escorrega daqui, segura num tronco ali; senta aqui... levanta acolá... e assim fomos ganhando altura.

Dando uma guinada para a esquerda e vencidos cerca de 250 metros verticais, chegamos a um ponto de água, a aproximadamente 1.700m de altitude. Água geladinha, um convite ao descanso e abastecimento, pois é a única fonte no trajeto.

Agora seguimos margeando o paredão, sempre ganhando altura e vencendo degraus. Fazia muito calor, mas éramos brindados pela sombra da capoeira rala que nos rodeava.

Nas aberturas era possível ver os picos da Conceição, Trindade, Canjerana e Capivari. O Santuário estava lindo; literalmente lá embaixo...

Caraça visto da trilha, logo acima do ponto de água
Vencido o último trecho mais íngreme com um último grande degrau chegamos a um pequeno platô, a 1.800m de altitude. Alcançamos o grupo da dianteira e fizemos uma paradinha para descanso!

Era por volta de 14h00. Acima, e bem ao nosso lado estava majestoso o Pico da Carapuça; bem próximo e com sua enorme abertura rochosa. Lá embaixo, um visual incrível do Vale do Santuário...

Descanso curto, logo partimos para o ataque final ao Carapuça. A trilha vai contornando o pequeno cume, em um trepa e salta pedras, de onde é possível ver o lado leste/nordeste do Carapuça, com vales recortados por rochas, características do Espinhaço.

Vista do topo:Pico Inficionado
Fomos galgando as rochas, agora em trecho menos íngreme. Em um pequenino platô, Eunice decidiu ficar solo meditando e contemplando o visual...

O restante do pessoal, inclusive eu partimos para os metros finais, vencidos sem dificuldades. Chegamos ao topo do Carapuça poucos minutos antes das 15h00!

Gastamos quase 5 horas para vencer os 3,8 km que o separa do Santuário! O GPS apontou 1.918m de altitude!

O topo é pequeno e irregular, formado por rochas e pequenas matações. Há uma construção pequena que está em ruínas, que seria local para retransmissora da TV Vila Rica de Ouro Preto. Há também os restos de um quadro de energia.

Vista dos Picos Trindade (E) e Conceição (D)
Desde o topo do Carapuça é possível observar nos arredores os Picos da Conceição (1.800m), Trindade (1.675m) à Noroeste; Capivari e Canjerana (1.890m) à Oeste; Inficionado (2.068m) e Sol (2.072m) à Sudeste.

Aos arredores Leste/Nordeste, recortes da Serra de Catas Altas! No fundo do vale por entre esses picos descortina toda a beleza do Santuário do Caraça, aqui do Carapuça visto à Oeste.

Bem ao Norte, no fundo do vale, vê-se a primeira grande queda da Cascatona! Além destes, vê-se ao longe à Noroeste a Serra da Piedade e até a região do Belvedere, na divisa de Nova Lima e Belo Horizonte. Mais à oeste e também à distância, observa-se "os restos" do Pico do Itabirito!

Picos do Sol (E) e Inficionado (D)
Ficamos pouco tempo no topo do Carapuça e logo iniciamos a descida; pouco depois das 15h15.

Novamente o grupo se dividiu. Permaneci no grupo retardatário, juntamente com o guia Neneco.

Fizemos uma lenta e cuidadosa descida, curtindo os papos do Guia. Foram momentos de descontração total. Algumas das meninas vieram praticamente arrastando o bumbum pelos inúmeros e lisos degraus eheh...

Já na parte final próxima à Gruta de Lourdes alcançamos parte do grupo dianteiro, que estava descansando. Nos juntamos e doravante a caminhada foi mais rápida.

Passamos pela Gruta de Lourdes, mirante e após a Capela dos Sagrados Corações, tomamos um curto atalho (à direita) e chegamos pela parte de cima no Santuário por volta das 18h00.

Detalhe do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens
Tudo já estava fechado por lá e não pudemos jantar, pois não havíamos feito reservas. Me lembro que o Daniel, Alessandro e alguns outros chegaram no Santuário cerca de 1 hora antes de nós! Não houve tempo para visitas aos atrativos do sítio histórico.

Devido a horários apertados de alguns partimos "non stop" para Belo Horizonte, aonde chegamos em torno de 20h45.

Despedidas finais e cada um tomou seu rumo, cansados pela caminhada um pouco mais pesada, porém certos de que valeu todo e qualquer esforço...

Serviço


O Pico da Carapuça está localizado na RPPN do Caraça, no município de Catas Altas, região central de Minas Gerais, a aproximadamente 120 km de Belo Horizonte.

A História da ocupação da região teve início no século XVIII, através da atividade religiosa de um eremita. Posteriormente, no séc. XIX foi encampada pelos Padres da Congregação da Missão, que transformaram a antiga e isolada ocupação em um lugar único, com Colégio, Seminário e um Santuário.

Berço dos estudos de dois ex presidentes da República e da visita dos Reis na época do Império do Brasil, o Caraça é um lugar de relevo acidentado, rodeado por vários picos que encantam e desafiam os visitantes! 

Trajeto no GE
Dentre os Picos do Caraça, o mais próximo e visível desde o Santuário é o Pico da Carapuça, que oficialmente possui 1.955m de altitude (meu GPS apontou 1.918m). É como se fosse o guardião do Santuário, tamanha é a sua proximidade!

É formado por uma imensa rocha e seu topo é pequeno, irregular e repleto por rochas menores e algumas pequenas fendas.

Há uma pequena construção em ruínas, que seria abrigo para retransmissores da antiga TV Vila Rica de Ouro Preto.

O topo permite visual de praticamente todo o vale do Caraça, dos outros seis picos do lugar e de regiões bem mais distantes, como Serra do Capivari, Nova Lima e Serra da Piedade em Caeté. Em dias limpos, é possível avistar até para os lados da Serra do Cipó. 

O colorido no Carapuça
A caminhada até o seu topo perfaz 3,5 km aproximadamente.

Os 2 km iniciais passando pela Capela do Sagrado Coração e seguindo até a Gruta de Lourdes é tranquilo, com trilha demarcada e sinalizada.

Após a Gruta, a trilha torna-se muito íngreme, com a presença de inúmeros degraus, sendo necessário inclusive apoiar-se nas árvores ao redor da trilha.

Nesse trecho final de 1,5 km há o desnível de 450m aproximadamente, feito na trilha em meio a mata, o que alivia o calor.

Há dois pontos de água na trilha: um após a Capela do Sagrado Coração; e outro, na cota de 1.700m, próximo ao paredão de pedra. Porém, em tempos de seca, é possível que esse segundo ponto de água esteja seco! 

Quanto ao tempo de acesso partindo do sítio histórico do Caraça, calculamos em aproximadamente 3 horas de caminhada tranquila. Os mais resistentes e apressados podem fazer em pouco mais de 2h00. 

Infraestrutura


Podendo ser acessado por estradas asfaltadas, há algum tempo as instalações do antigo colégio foram transformadas em uma charmosa pousada com infra-estrutura básica ao visitante. Há também a opção de locação de uma casa para grupos; dentre outras instalações específicas, como um Centro de Convenções. Há restaurante aberto ao público para almoço. Nos arredores do Santuário há lanchonete, loja de souvenir e sanitários. Quanto às comunicações carece de sinal de telefonia celular de melhor qualidade.Não há camping dentro da RPPN do Caraça; mas há amplo estacionamento no lugar.

Horários de visitação e ingresso


Segunda a segunda, das 08h00 às 17h00.
► A entrada só é liberada entre 08h00 e até às 15h30. A saída deve ocorrer até às 17h00.
► Para hospedagem a entrada é permitida até às 21h00. Após esse horário a portaria é fechada e não se permite acesso em hipótese alguma. Há a pousada e algumas casas para grupos específicos.
► É cobrada uma taxa de visitação, atualmente no valor de R$10,00 por pessoa (abril 2015).

Telefones importantes


Caraça: 31 3837-1939 - 31 8978-3179 - 31 9617-3533
Ponto de táxi em Barão de Cocais: 31 3837-1812
Ponto de táxi em Santa Bárbara: 31 3832-2210

Distância


Belo Horizonte ao Caraça: Aproximadamente 120 km através de estradas asfaltadas.

Como chegar e voltar - De ônibus


Cidade referência: Belo Horizonte
Viação Pássaro Verde até Barão de Cocais ou Santa Bárbara → táxi até RPPN do Caraça

► Não aconselho desembarcar do ônibus na rodovia na altura do trevo que segue para o Caraça, pois deste ponto até o Santuário são 20 km, distância considerável para se ir à pé pelo asfalto!
► Consulte frequências e horários no site da empresa de ônibus
► Ligue nos pontos de táxi e confira o valor da viagem

Como chegar e voltar - De carro


Cidade referência: Belo Horizonte
BR 381 até o trevo de Barão de Cocais → MG 436 até acesso de Santa Bárbara → Acesso Caraça

► Há farta sinalização no trecho

Como chegar e voltar - De trem


Cidade referência: Belo Horizonte
Embarcar na Estação Ferroviária BH e desembarcar na Estação Dois Irmãos em Barão de Cocais → Táxi até o Caraça

► Consulte horários e frequências do Trem no Site Oficial da Estrada de Ferro Vitória Minas

Considerações Finais


► Para visita ou pernoite nos picos do Caraça; ou para caminhadas em atrativos com distância acima de 6 km é obrigatória a contratação de guia local.
►► Atualização Nov 2016: Por tempo indeterminado estão suspensos pernoites de caminhantes nos picos do Caraça.

► A agenda dos guias locais é bastante concorrida, portanto planeje sua aventura. Se quiser os contatos do Guia Neneco, solicite nos comentários abaixo ou via e-mail que os enviarei. 

► A visita ou pernoite de grupos nos picos é limitada a 11 pessoas, incluso o guia local. 
►► Atualização Fev 2016: segundo Comunicado recente, a limitação baixou para 10 pessoas.
►► Atualização Nov 2016: Por tempo indeterminado estão suspensos pernoites de caminhantes nos picos do Caraça.

► Para visitas em grupos maiores, mesmo que não se utilize guia local (distâncias até 6 km) é necessário agendamento prévio. 

► Não é permitido acampar, fazer churrasco ou fogueira no Caraça. 

► A RPPN é extremamente vigiada e prima pela limpeza. Traga de volta o seu lixo. 

► Há água pelo trajeto até o topo do Carapuça: logo após a Igreja do Sagrado Coração e depois na subida, acima da gruta (esta água pode secar no inverno). 

► No período de inverno a temperatura é baixa no Caraça. Fique atento! 

► O Caraça é muito visitado por estrangeiros. Dificilmente se vai por lá e não cruza com alguns deles. 

►► O Caraça é administrado pelos Padres da Congregação da Missão, portanto o lugar é marcado pela religiosidade e por regras rígidas e específicas. Tome ciência disso e evite transgredi-las, pois poderá ser 'convidado' a se retirar do lugar. Também é uma RPPN cujas regras podem mudar conforme avaliação da administração. Por isso, antes de visitar o lugar, ligue e se informe sobre alguma atualização.

►►►Saiba tudo sobre o Caraça no seu Site Oficial

►► Confira algumas Dicas Básicas de Segurança para a prática de Atividades Outdoor

►► Pratique a atividade aplicando os Princípios de Mínimo Impacto

Bons ventos! 

2 تعليقات

  1. Trilha bacana, boa companhia e paisagens maravilhosas! Tudo o que você pediu a Deus, hein Chico? Adorei os bichinhos "gordinhos", hehehe. Está tendo muita fartura lá no Caraça! Pelo menos pra calangada! hehehe. Não entendi as "rodinhas nos pés", é porque eles são apressadinhos?
    Abraço companheiro!

    ردحذف
    الردود
    1. Fala meu amigo André,

      É verdade, o Caraça é um espetáculo, ainda mais em boa companhia!
      Espetáculo também em animais, vi muitos pássaros por lá e acho que o calanguinho havia acabado de sair do seu restaurante particular a 1900 metros de altitude eheh
      E você acertou, é isso mesmo, rodinhas quer dizer que os caras são ágeis nos pés!!!
      Mas e você, quando faremos uma aventura dessas heim?? Te convido há tempos, se anime aí...

      Abração André, valeu pela visita!

      حذف

إرسال تعليق

Gostou? Deixe seu comentário, pergunta ou sugestão

أحدث أقدم